Busca do site
menu

Quinta-feira é dia de feira!

ícone facebook
Publicado em:07/07/2022

Por Danielle Monteiro

Quinta-feira, 7 de julho. Não é uma data comemorativa da Saúde, mas é um dia especial para a ENSP. É hoje que acontece a segunda edição da Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes, após ter suas atividades suspensas por mais de dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. Promovido quinzenalmente, às quintas-feiras, desde 2014 o projeto torna a Escola um espaço para a venda de produtos orgânicos e de incentivo à adoção de uma alimentação saudável. Realizada em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), a feira contempla dez barracas que comercializam a produção de agricultores integrantes de movimentos sociais. 

Chefe do Serviço de Gestão de Sustentabilidade da ENSP, Flávia Guimarães conta que a ideia é, com essa segunda edição, consolidar a retomada do projeto, que, após a suspensão das atividades, voltou no final de junho em alusão ao seu nascimento, ocorrido há sete anos, no mesmo mês, durante a Semana do Meio Ambiente: "Foi uma retomada política e de ocupação de espaço da instituição, abordando a questão da alimentação saudável e a discussão sobre saúde e ambiente, sustentabilidade e segurança alimentar. Oferecemos atividades que fazem essa sensibilização junto a trabalhadores, estudantes e usuários do campus. Então, quando retomamos esse espaço de ocupação da instituição, estamos também voltando com todos esses projetos". 

Integrante da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e do Coletivo dos Quintais da Colônia Juliano Moreira, a expositora Sumaya Santos destaca a importância do projeto, que leva o nome do renomado nutrólogo e ativista no combate à fome, Josué de Castro. "É uma feira super importante para a Fiocruz e como forma de incentivo à mudança de alimentação, pois muitas pessoas ainda não sabem o que é agroecologia e o que são produtos orgânicos", acredita Sumaya, que expõe na feira desde a primeira edição.

Para ela e outros expositores, é uma grande alegria retornar após tanto tempo. "Na pandemia, ficou tudo parado. Para nós, agricultores, que precisamos do trabalho para sobreviver, não foi fácil. Estar de volta, podendo atender nossos clientes, é uma grande satisfação", conta Sumaya, que vende bolos e pães orgânicos, sem glúten e lactose, feitos por ela e o marido.

E você, já visitou a Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes? A próxima edição vai acontecer em agosto, em data ainda a ser definida. Fique ligado na data, anote na agenda e participe!

Confira, abaixo, a galeria de fotos:

                                                                                                                                                                         
                     
                                                                                                                                                                 

Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais Projetos Sociais

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: Quinta-feira é dia de feira!