O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Artigo alerta para preços abusivos de medicamento para tratamento da Covid-19

ícone facebook
Publicado em:09/07/2020
Artigo alerta para preços abusivos de medicamento para tratamento da Covid-19A empresa farmacêutica norte-americana Gilead Sciences anunciou, em maio, que o medicamento Remdesivir recebeu a Autorização para Uso Emergencial pela Agência Federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) - para o tratamento da Covid-19. Em seguida, a empresa também tornou público a distribuição do remédio para 127 países, excluindo o Brasil e outros países de renda média, maioria na América Latina.
 
A empresa também anunciou um arranjo com o governo dos Estados Unidos, que estabelece um acordo não usual, com preços inegociáveis e prioridade para pacientes norte-americanos. Enquanto analistas econômicos se dividem discutindo se os preços são adequados ou abusivos, o grupo de consumidores Public Citizen alerta a sociedade e lembra que a Gilead Sciences recebeu mais de US$ 70 milhões em recursos públicos para o desenvolvimento do medicamento.
 
Em artigo publicado no site do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/ENSP), o coordenador do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola (NAF/ENSP), Jorge Bermudez, chama a atenção para as diferenças entre custos e preços, assim como a maneira arbitrária com que a empresa justifica como chegou a essa determinação de preços para o Remdesivir.
 
Leia aqui o artigo.
 

Fonte: CEE
Seções Relacionadas:
Artigos Coronavírus

Nenhum comentário para: Artigo alerta para preços abusivos de medicamento para tratamento da Covid-19
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.