Novo livro sobre bioética aborda teoria e conflitos morais

No livro, o primeiro capítulo - Questões Conceituais da Bioética Clínica: é possível uma metabioética realista? -, discute as possibilidades dessa ‘caixa de ferramentas’ chamada bioética para compreender e tentar resolver conflitos de interesses e valores no âmbito das relações entre profissionais e usuários dos serviços de saúde.
Já no segundo capítulo, intitulado A Bioética e a Moralidade da Genômica, o autor aplica as ferramentas da bioética ao caso dos conflitos morais que envolvem a genômica, contemplando argumentos favoráveis e contrários às práticas da engenharia genética e contribuindo para o raciocínio crítico e sem preconceitos sobre o tema.
Por fim, o terceiro capítulo - Bioética 'e/ou' Biossegurança: uma possível interface na avaliação e gestão da prática da biotecnociência? -, trata da interface entre a bioética e a biossegurança, que têm preocupações comuns, como a questão dos riscos, mas abordagens distintas – enquanto a bioética se ocupa dos valores morais, a biossegurança lança mão de medidas técnicas, administrativas e legais.
Fermin Roland Schramm é PhD em ciências/saúde pública, com pós-doutorado em bioética; pesquisador titular em ética aplicada e bioética da ENSP; professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – um programa associado da Fiocruz, UFRJ, Uerj e UFF; professor colaborador na Universidade de Brasília e na Universidade do Chile; e ainda consultor de bioética do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A Editora Fiocruz participará da Feira Fiocruz Saudável, de 25 a 27/5, das 9h às 16h, na Praça Pasteur, no Campus Manguinhos da Fundação. Além do Três Ensaios da Bioética, também será lançados o livro Dengue: teorias e práticas e será apresentado o projeto de e-book interativo O que é o SUS. Também para marcar a data, todos aqueles que comprarem um ou mais títulos da Editora na Feira concorrerão a vale-livros de R$ 115. Serão sorteados três vales e os ganhadores serão conhecidos no dia 27, a partir das 16h.
*com informações da Editora Fiocruz
Novo livro sobre bioética aborda teoria e conflitos morais
2 comentáriosDERCIO DE SOUZA BEZERRA
25/05/2015 17:56
Um conflito moral a ser repensado é o de se ver o SUS sendo só para os pobres e aí todas as iniciativas positivas da nossa ENSP não serem aquinhoadas, pois se quem deveria dar exemplo e não faz por não usar o sistema o que leva termos quantidade em detrimento de qualidade do nosso SUS. O dia que as autoridades forem as primeiras a usar o SUS, garanto que em pouco tempo os eixos norteadores se farão reais em nosso país.
Att,
Dercio
OBS. Já postei várias vezes e nunca recebi retorno de vossas senhorias.
DERCIO DE SOUZA BEZERRA
25/05/2015 17:49
Como receber na minha Unidade de Saúde o Livro.
Att,
Dercio-ex-aluno de Gestão.
Comente essa matéria: