Busca do site
menu

Articulação, estratégia, inovação tecnológica e ‘coragem’: desafios na atenção ao câncer

ícone facebook
Publicado em:30/08/2021
Articulação, estratégia e também uma dose de coragem para enfrentar um cenário de desafios, que se impõe quando se trata de conjugar inovação tecnológica e acesso universalizado ao diagnóstico e tratamento do câncer, tornando essa doença – a segunda que mais mata no mundo – como problema de saúde pública. Essa foi a linha condutora das exposições do webinário Atenção à saúde, inovação tecnológica e câncer: impactos e desafios da era Covid-19, realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE/ENSP), em 20 de agosto.

O evento reuniu os palestrantes Luiz Santini, pesquisador do CEE e ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer, que apresentou os resultados e as reflexões decorrentes das pesquisas realizadas no Centro sobre o tema, e Nina Melo, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, que compartilhou em primeira mão dados de pesquisa conduzida pelo Movimento Todos Juntos contra o Câncer, avaliando a doença no cenário da pandemia. Já na mesa de abertura, que contou com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o coordenador do CEE, Carlos Gadelha, e o pesquisador do Centro e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os desafios foram apontados. 

“Estamos aqui pensando o futuro das tecnologias, as novas terapêuticas para atenção ao câncer, mas, sobretudo, a política pública necessária para que essas tecnologias cheguem a população”, destacou Nísia. Entre debatedores convidados, Carlos Gil Ferreira, do Instituto Oncoclínicas, Jorge Alberto Iriart, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, e Martín Bonamino, pesquisador do Inca e da Rede Fio-Câncer da Fiocruz, foram discutidas as perspectivas da medicina de precisão e outras propostas disruptivas e o cuidado para não deixar ninguém para trás. 

O webinário ficou marcado também como o primeiro evento do CEE sob a coordenação de Gadelha e o primeiro realizado com a nova designação do CEE, que agora traz o nome de seu criador, Antonio Ivo de Carvalho.

Confira abaixo a cobertura de cada uma das mesas do webinário:


Leia aqui a cobertura completa do webinário.


Assista aqui à íntegra do webinário.

Fonte: CEE/ENSP
Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Articulação, estratégia, inovação tecnológica e ‘coragem’: desafios na atenção ao câncer