O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Nêgo Bispo é homenageado em evento promovido pela ENSP em parceria com a UNIperiferias e a UFF na Maré

ícone facebook
Publicado em:13/12/2024
Vivas, Vivas! Nêgo Bispo! A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Universidade Internacional das Periferias (UNIperiferias) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFF (PPGSC-ISC) vão realizar neste sábado (14/12), a partir das 9h, no Centro de Artes da Maré, uma homenagem a Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, filósofo, poeta, professor, líder quilombola e ativista político brasileiro, que morreu em dezembro de 2023. Inscreva-se neste formulário para participar. 

O encontro terá como tema “Contracolonialidade e a confluência entre territórios que se impõem à colonização” e reunirá pessoas que lutam e impõem derrotas ao avanço colonial, com destaque para as não colonizadas da aldeia, da favela e do quilombo. A dinâmica do evento será da circularidade como princípio, seguindo as orientações do mestre Nêgo Bispo. Por isso, será na forma de Roda e começará com as bençãos de Joana Maria, quilombola do Quilombo Saco Curtume e filha do mestre Nêgo Bispo. 

Como convidadas e convidados, o evento contará com o cacique Babau Tupinambá, da aldeia Serra do Padeiro, na Bahia; o geógrafo Cleber Ribeiro, educador e diretor do UNIperiferias; o pedagogo das encruzilhadas e suburbano carioca Luiz Rufino; a ribeirinha do Rio Marataoã, educadora e agente cultural Mona Lima, neta do mestre Nêgo Bispo; e a educadora e matriarca Zilda Chaves, a Dona Zilda, uma das fundadoras da Escola Quilombista Dandara, no Complexo do Alemão. Além disso, haverá a participação dos representantes das instituições proponentes. 

Também está prevista a presença de João Carlos Artigos, palhaço hacker, exú laboral e germinador de processos coletivos, que fará uma atividade de palhaçaria evocando memórias do Bispo. Após o almoço, o evento será retomado com o filósofo afroperspectivista Renato Noguera. Ele abordará o Amor na visão contracolonial, retomando trocas que teve com o Bispo sobre o assunto. Por fim, uma programação cultural encerrará o evento, com música e festa, o que Nêgo Bispo afirmava ser necessário para a vida orgânica e a luta contracolonial. A atração será o cordão do Prata Preta. Haverá ainda exposição do quadro do Mestre Nêgo Bispo produzido pela artista visual Pérola Santos, descendente do Quilombo Ivaporunduva.

“O evento se propõe a produzir registros e memórias motivadas pelo mestre Nêgo Bispo, celebrar a sua vida e encantamento, além de confluir trajetórias para promover a circulação das formulações do mestre em diversos espaços, potencializando a articulação da luta contracolonial”, afirmam os organizadores. 

Organizadores:
André Luiz da Silva - confluente, neto de afeto e amigo do mestre Nêgo Bispo
Leandro Augusto Pires Gonçalves - ISC/UFF
Roberta Gondim de Oliveira - ENSP/Fiocruz
Yuri Silva Ferreira de Souza - Uniperiferias/UFF



Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Nêgo Bispo é homenageado em evento promovido pela ENSP em parceria com a UNIperiferias e a UFF na Maré
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.