O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

ENSP recebe selo municipal por atuação pela inclusão das pessoas com deficiência

ícone facebook
Publicado em:10/12/2024
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) teve sua atuação reconhecida pelo Programa Selos de Acessibilidade e Inclusão, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD/Rio), pelo segundo ano consecutivo, em dezembro de 2024. O Programa de Selos é concedido para órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e escolas municipais para impulsionar a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e valorizar as iniciativas de inclusão. 

Na terceira edição do Programa, a Escola recebeu três selos por sua atuação no ano de 2024: o Selo Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência e dois selos na categoria “Dimensão da Acessibilidade”, um de acessibilidade “comunicacional” e o outro, na “atitudinal”. O Selo Municipal de Inclusão das Pessoas com deficiência foi entregue à ENSP, à Coordenação de Cooperação Social/Presidência da Fiocruz e à organização Atitude Social CUFA Penha, parceiras no projeto “Pessoas com deficiência, território e políticas públicas: um estudo com abordagem interseccional de raça e gênero em território vulnerabilizado”, no território de Vila Cruzeiro, situado no complexo de favelas da Penha. 

                                                               

  
 Da esquerda para a direita encontra-se a então subsecretária municipal da pessoa com deficiência, da cidade do Rio de janeiro, Alessandra Silva Vieira e Débora de Paula Rodrigues Ribeiro, da Cufa Penha, Laís Silveira Costa, da ENSP, Fiocruz, e Gabriel Simões, da Cooperação Social, da presidência da Fiocruz.

Roda de conversa em Vila Cruzeiro em que no primeiro plano encontra-se Laís S Costa e Ana Gilda Soares do Santos, que também trabalha no projeto.

Entregue aos pesquisadores Laís Silveira Costa (DAPS/ENSP) e Gabriel Simões (Cooperação Social), e às coordenadoras da ONG Atitude Social CUFA Penha, Alessandra Silva Vieira e Débora de Paula Rodrigues Ribeiro, a categoria principal do Programa distinguiu o trabalho de pesquisa, produção e disseminação de conteúdo acessível realizados no projeto. Alessandra e Débora relataram a mudança observada no cotidiano das pessoas quando passaram a conhecer seus direitos em geral e o da saúde em particular: “houve também melhora da autoestima das pessoas com deficiência no território, bem como uma interação maior com equipe da ONG e amigos... passaram a sair de casa, e começaram a passear mais; tanto elas quanto seus familiares relatam estar mais felizes”.

Em virtude da impossibilidade de participação do diretor da Escola Marco Menezes, seu prêmio foi entregue a posteriori.

Também foi premiada a iniciativa da Escola de traduzir o conhecimento científico visando sua popularização. O conteúdo educomunicacional sobre direitos e saúde das pessoas com deficiência, em formatos/idiomas variados, em cordel e com recursos de acessibilidade, é produzido a partir do envolvimento de diferentes atores, a exemplo de membros da sociedade civil organizada, trabalhadores e gestores públicos e, principalmente, das pessoas com deficiência e seus familiares. O processo de construção coletiva contribui para aprofundar a compreensão da temática, a validação do material, a disseminação do conteúdo e a apropriação de pensamento crítico.

O Selo Dimensões da Acessibilidade – Comunicacional reconheceu as iniciativas da ENSP para enfrentar as barreiras comunicacionais que impedem a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. Nesta categoria, foram contempladas as ações de letramento em saúde e sobre direitos, coordenados pela pesquisadora Laís Silveira Costa, que falou da “riqueza dessa produção coletiva, tecida por tantas mãos e saberes”. Ela também nunciou novidades em relação ao conteúdo educomunicacional, já que o escopo será ampliado para "eliminar barreiras à participação de pessoas com deficiência intelectual". 

Já na Dimensão da Acessibilidade – Atitudinal, a Ensp recebeu o selo pela produção e disseminação de informação acessível e jogos para o enfrentamento de barreiras resultantes do capacitismo junto a trabalhadores de saúde e a sociedade civil. 

Todo o material desenvolvido foi impresso para distribuição e se encontra disponível em versão digital em português, inglês, espanhol e francês, e com recursos de acessibilidade (legenda, audiodescrição e libras) no ARCA, repositório institucional da Fiocruz. O acesso é gratuito e reforça o nosso compromisso com a redução de lacunas de conhecimento e informação sobre questões relacionadas às experiências de vida das pessoas com deficiência – uma consequência indiscutível do capacitismo em nossa sociedade.

O diretor da Escola, Marco Menezes, ficou satisfeito com o reconhecimento: “temos nos empenhado com o compromisso da valorização da diversidade humana e por uma educação emancipadora. Precisamos reconhecer nossa dívida histórica e os ganhos para qualificar a formação da Escola ao convivermos com populações invisibilizadas como são as pessoas com deficiência.

"A Violência, também epistêmica, nos afasta do entendimento dos determinantes sociais dessa população, e nos tem feito invisibilizar suas necessidades. Sei que o que fazemos ainda é pouco, mas o fato de nosso material educomunicacional estar em rodas de conversa em algumas favelas, ter sido incorporado ao acervo de Museus, a exemplo do MAR, ser demandado por bibliotecas, como a Biblioteca Nacional de Brasília, estar disseminado em Instituições de ensino básico e de pós-graduação nos diz que acertamos em aportar na democratização do conhecimento por meio do conteúdo em formatos variados que temos produzido”. 

              

                                                                                                

Diretor da ENSP, Marco Menezes celebra reconhecimento recebido pelo trabalho na área da saúde da pessoa com deficiência


Nenhum comentário para: ENSP recebe selo municipal por atuação pela inclusão das pessoas com deficiência
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.