ENSP/Fiocruz participa da construção do documento para o Favelas 20 (F20)
A participação da Escola na construção das recomendações do F20 foi por meio de representantes da Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde, que a ENSP integra, e de pesquisadores da Cooperação Social. No Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro, foi realizado o evento de lançamento, no Teleférico do Morro do Adeus no Complexo do Alemão. Na ocasião, os pesquisadores reforçaram o papel da academia, com dados científicos, na construção e qualificação das propostas. O encontro teve ampla cobertura da imprensa.
Em entrevista à TV Globo, a pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) Adriana Sotero defendeu que a academia seja parceira da população e das comunidades: "no sentido de trazer os instrumentos e os dados científicos que apoiam recomendações. E é muito importante que elas falem sobre elas mesmas, sobre os problemas que afetam as comunidades, quais são as prioridades, as metas que devem ser atingidas".
O F20 entregou a representantes do G20 – este ano sob presidência brasileira – um documento com uma lista de ações prioritárias para combater questões como desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades. Uma das propostas é a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.
Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz participa da construção do documento para o Favelas 20 (F20)
Comente essa matéria: