Abrasco realiza cerimônia de posse da nova Diretoria e do Conselho Deliberativo nesta sexta-feira
A Diretoria e o Conselho Deliberativo (CD) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), eleitos para a Gestão 2024-2027, tomaram posse nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024. O evento foi divido em dois momentos, assembleia de posse e ato político. As atividades aconteceram em formato híbrido, com as atividades presenciais realizadas no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Assembleia de Posse foi realizada para às 9 horas. Na ocasião, os membros da chapa “Avançar e Transformar”, que venceram a eleição e receberam 856 votos, assumiram os cargos. O pesquisador Rômulo Paes de Sousa (Fiocruz/MG) é o novo presidente da Abrasco e sucederá Rosana Onocko Campos (UNICAMP), que esteve à frente da entidade na Gestão 2021-2024.
+ Confira aqui o resultado final das eleições
Logo após a assembleia de posse, às 10 horas, foi realizado um Ato Político. Rosana Onocko Campos, Rômulo Paes de Sousa e as autoridades convidadas – representantes da OPAS, Ministério da Saúde, Fiocruz, UFRJ e Uerj – compuseram a mesa do ato. Pesquisadores e professores referência da Saúde Coletiva e autoridades estiveram presentes na cerimônia, que será aberta para convidados, associados adimplentes da Abrasco e imprensa. O ato político foi transmitido ao vivo pelo canal da Abrasco no YouTube (@TVAbrasco).
A nova Diretoria e o novo CD da Abrasco assumem a Gestão 2024-2027 com o compromisso de fortalecer o direito à saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa da democracia, de uma política de ciência, tecnologia e inovação em saúde soberana para responder às demandas do SUS e de políticas educacionais socialmente referenciadas para expandir a formação em saúde comprometida com as demandas em saúde da população brasileira.
SOBRE A ABRASCO
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar indivíduos e instituições de ensino de graduação e pós-graduação de saúde coletiva e fortalecer a comunidade técnico-científica da Saúde Coletiva, ampliando seu diálogo com o os serviços e a gestão do SUS, instituições governamentais, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.
Fique por Dentro