O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Evento internacional debate 'Migração, Gênero e Saúde': envio de resumos até 10 de setembro

ícone facebook
Publicado em:31/08/2023

Nos dias 16 e 17 de outubro será realizado no Campus da UFMA, o evento internacional 'Migração, Gênero e Saúde: por uma Política Intersetorial e Interseccional para Migrantes'. Construído por pesquisadores e profissionais de várias instituições, incluindo a Fiocruz, o evento debaterá a migração, com ênfase na migração de mulheres venezuelanas no Brasil. Na atividade serão colocados em evidência, a partir dos resultados da pesquisa “Redressing Gendered Health Inequalities of Displaced Women and Girls in Contexts of Protracted Crisis in Central and South America (ReGHID)”, de outras pesquisas realizadas no Brasil e da experiência de profissionais e gestores, a situação das mulheres migrantes venezuelanas com o objetivo de propor estratégias de enfrentamento para este desafio contemporâneo. O evento está recebendo trabalhos até 10 de setembro. Acesse o site e faça sua inscrição. 

Saiba mais sobre o evento internacional 'Migração, Gênero e Saúde'.

No evento serão discutidas pesquisas empíricas, relatos de experiências sobre o tema saúde das pessoas em deslocamento, incluindo o direito à saúde sexual e reprodutiva, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de políticas como respostas abrangentes às questões da migração, em apoio à Agenda 2030 (ODS).  

Segundo a organização, o debate é particularmente relevante para a população brasileira, pois a migração venezuelana vem ocorrendo de modo intenso no país desde 2017, sobretudo na região norte. A cidade de Pacaraima é o principal ponto de entrada dos venezuelanos no Brasil, respondendo em 2018 pela maior parcela (40%) de todas as requisições de abrigo feitas no país.

Manaus é o principal destino de onde seguem para interiorização. A cidade de São Luís, no ano de 2020, abrigava um significativo contingente de migrantes venezuelanos, nomeadamente de integrantes da nação indígena Warao que, desde fins de 2019, percorrem muitas outras cidades nordestinas, partindo da capital maranhense. O evento é uma excelente oportunidade para debater os desafios e perspectivas acerca das necessidades de saúde sexual e reprodutiva de pessoas em situação de deslocamento no Brasil e em outros países da América Central e do Sul.

O evento terá abrangência internacional, com a participação de instituições de ensino e de pesquisa, além de instâncias de gestão pública relacionadas à atenção à saúde, à assistência social e aos direitos humanos. "Nossa proposta é abrangente e inclusiva, por isso pretendemos incluir acadêmicos, gestores, trabalhadores da saúde, migrantes e a comunidade em geral, para discutir migração e saúde", destacou a organização.

Envio de resumos até 10 de setembro

O prazo para submissão de relato de pesquisa ou relato de experiência foi prorrogado até 10 de setembro de 2023. Cada participante poderá submeter no máximo três resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes. O envio dos resumos será realizado apenas pela Internet, por meio do site do evento.

Saiba mais e inscreva-se!


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Evento internacional debate 'Migração, Gênero e Saúde': envio de resumos até 10 de setembro
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.