Pesquisadoras levam propostas do Mais Meninas e Mulheres na ENSP/Fiocruz à 75ª Reunião Anual da SBPC
Por Barbara Souza
A Carta de Recomendações do ‘Mais Meninas e Mulheres na ENSP/Fiocruz - construindo caminhos para uma ciência emancipatória’ foi compartilhada com novos públicos durante um importante evento científico. As pesquisadoras Patrícia Constantino e Fátima Cecchetto levaram as propostas à 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 23 e 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Elas participaram do evento na modalidade SBPC Jovem e tiveram a oportunidade de discutir iniciativas para aumentar a participação de meninas e mulheres na ciência com professores e alunos que visitaram o estande da Fiocruz.
“Nossa atividade incidiu principalmente na divulgação da Carta de Recomendações resultante da oficina 'Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória', realizada em agosto de 2022, com a participação de 140 meninas e mulheres com perfis diversos da ENSP e da Fiocruz, de movimentos sociais e instituições parceiras. Apresentamos a carta e discutimos as propostas que a ENSP oferece com os professores que foram ao evento com seus alunos. Falamos sobre caminhos para incentivar a participação feminina, com toda a questão da interseccionalidade das mulheres, destacando que é preciso considerar as especificidades de cada mulher nessa participação no campo científico”, explicou Patrícia Constantino.
Fátima Cecchetto observou que há interesse pelo tema especialmente por parte de professoras e professores. “Durante o evento, nós conhecemos muitos professores das universidades de Curitiba. As pessoas estavam realmente muito sensibilizadas com o tema da inserção de mulheres e meninas na ciência. As professoras relataram as dificuldades que têm em se manter como pesquisadoras, e alguns professores também reforçavam a necessidade de mais projetos nesse sentido”, contou.
A atividade das pesquisadoras da ENSP na SBPC ocorreu juntamente às ações do ‘Mais Meninas e Mulheres da Fiocruz’, no estande da Fiocruz. A interação com outras unidades também foi destacada pelas representantes da Escola. “Foi de uma importância estratégica afinar esse contato com outras unidades da Fiocruz que estão trabalhando dentro desse programa. Teve uma importância interna, portanto, mas também de dar visibilidade ao que a Fiocruz e a ENSP têm desenvolvido nessa direção diante de novos públicos. A troca foi bastante rica, eu também pude acompanhar o desenvolvimento de atividades em outros estandes. Isso acaba alimenta nossa criatividade para novas ações do ‘Mais Meninas’ para o próximo ano”, disse Patrícia Constantino. “Eu tive noção da representatividade que a Fiocruz tem no país. Nós fomos muito solicitadas a falar sobre a instituição e eu achei super positiva a nossa participação”, completou Fátima Cecchetto.
ASSISTA:
Seções Relacionadas:
Divulga ENSP Divulgação Científica Fique por Dentro Meninas e Mulheres na Ciência
Divulga ENSP Divulgação Científica Fique por Dentro Meninas e Mulheres na Ciência
Nenhum comentário para: Pesquisadoras levam propostas do Mais Meninas e Mulheres na ENSP/Fiocruz à 75ª Reunião Anual da SBPC
Comente essa matéria: