Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco lança novo site
“O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O Observatório, criado para dar suporte ao Artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT) – que visa proteger as políticas de saúde dos interesses comerciais e outros interesses da indústria do tabaco – é uma importante ferramenta para monitorar e reunir dados sobre a atuação da indústria; alertar sobre as suas estratégias e dos seus grupos de interesse; e auxiliar a formulação de políticas de proteção das populações. O novo site impulsiona o mecanismo de busca por documentos que mostram as táticas usadas e apresenta novas seções”, afirmou a pesquisadora Silvana Rubano Turci, coordenadora do Observatório.
Comprometa-se a parar de fumar
Em 2021, o Dia Nacional de Combate ao Fumo dá continuidade à campanha Comprometa-se a parar de fumar (lançada no Dia Mundial sem Tabaco 2021). Com a Covid-19 ainda em alta no país, o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. “Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos”, diz o informe produzido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na campanha, o Inca preparou cartilhas para profissionais de saúde, que incluem um questionário básico a ser respondido pelos pacientes com perguntas relativas ao hábito de fumar. O documento é parte das ações estratégicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular o cidadão a deixar o cigarro. Na cartilha estão incluídas orientações para o profissional de saúde sobre como orientar um paciente fumante a parar com o hábito. A abordagem pode ser feita em poucos minutos e em qualquer atendimento - seja em uma consulta médica, psicológica, nutricional, assistencial, odontológica, de atividade física ou estética. Acesse a cartilha.
O Observatório
O Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco (Observatório) foi lançado em 2016 pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), para monitorar as tentativas de interferência da indústria do tabaco nas políticas de saúde pública. A informação gerada pelo Observatório tem por objetivo dar suporte à implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT), de acordo com suas medidas, que incluem o Artigo 5.3.
O Observatório coleta informações de domínio público sobre as estratégias da indústria fumageira e de seus grupos de interesse, usando fontes de dados confiáveis, conferidas e disponibilizadas em cada matéria publicada. Estas informações podem ser utilizadas por um grande número de interessados como gestores e legisladores para nortear políticas públicas ou por estudantes como fonte para estudos acadêmicos sobre o tema.
*Com informações do Inca e da Agência Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco lança novo site
Comente essa matéria: