O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco lança novo site

ícone facebook
Publicado em:30/08/2021
O Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco está de cara nova. Lançado na véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, o novo site, disponível em português e inglês, traz uma moderna identidade visual, além de seções sobre as interferências da indústria do tabaco; o uso da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC); Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs); Agenda 2030; e apresenta o Relatório de 4 anos do Observatório, documento que divulga as atividades realizadas pela ferramenta e seu apoio na adoção de medidas para conter a indústria do tabaco no Brasil. A ferramenta é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz.

“O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O Observatório, criado para dar suporte ao Artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT) – que visa proteger as políticas de saúde dos interesses comerciais e outros interesses da indústria do tabaco – é uma importante ferramenta para monitorar e reunir dados sobre a atuação da indústria; alertar sobre as suas estratégias e dos seus grupos de interesse; e auxiliar a formulação de políticas de proteção das populações. O novo site impulsiona o mecanismo de busca por documentos que mostram as táticas usadas e apresenta novas seções”, afirmou a pesquisadora Silvana Rubano Turci, coordenadora do Observatório.

Comprometa-se a parar de fumar

Em 2021, o Dia Nacional de Combate ao Fumo dá continuidade à campanha Comprometa-se a parar de fumar (lançada no Dia Mundial sem Tabaco 2021). Com a Covid-19 ainda em alta no país, o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. “Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos”, diz o informe produzido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na campanha, o Inca preparou cartilhas para profissionais de saúde, que incluem um questionário básico a ser respondido pelos pacientes com perguntas relativas ao hábito de fumar. O documento é parte das ações estratégicas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular o cidadão a deixar o cigarro. Na cartilha estão incluídas orientações para o profissional de saúde sobre como orientar um paciente fumante a parar com o hábito. A abordagem pode ser feita em poucos minutos e em qualquer atendimento - seja em uma consulta médica, psicológica, nutricional, assistencial, odontológica, de atividade física ou estética. Acesse a cartilha.


O Observatório

O Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco (Observatório) foi lançado em 2016 pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), para monitorar as tentativas de interferência da indústria do tabaco nas políticas de saúde pública. A informação gerada pelo Observatório tem por objetivo dar suporte à implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT), de acordo com suas medidas, que incluem o Artigo 5.3.
 
O Observatório coleta informações de domínio público sobre as estratégias da indústria fumageira e de seus grupos de interesse, usando fontes de dados confiáveis, conferidas e disponibilizadas em cada matéria publicada. Estas informações podem ser utilizadas por um grande número de interessados como gestores e legisladores para nortear políticas públicas ou por estudantes como fonte para estudos acadêmicos sobre o tema.

*Com informações do Inca e da Agência Brasil

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco lança novo site
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.