Centro de Saúde comemora Dia Nacional do Teste do Pezinho
No dia 6 de junho, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria realiza evento para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, na sala de espera da unidade, partir das 8h30. O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças as quais, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
De acordo com o responsável técnico de Enfermagem Júlio Cesar Pegado Bordignon, toda criança deve ser encaminhada a um Posto de Saúde ou Clínica de Família a partir do 2º dia de nascido. O ideal é que o teste seja feito do 2º ao 5º dia, não devendo ultrapassar o 7º dia de nascido, afirma Júlio.
O teste realizado gratuitamente pelo SUS detecta três doenças:
Fenilcetonúria (frequência 1 para 15.000) - doença hereditária causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima, fato que impede a metabolização adequada do aminoácido fenilalanina. Os altos níveis de fenilalanina não metabolizada causam alterações no sistema nervoso, levando à deficiência intelectual severa e irreversível nos casos não tratados.
Hipotireoidismo Congênito (frequência de 1 para 4.000) - é uma doença causada pela falta ou produção deficiente da tiroxina, um hormônio da tireoide necessário para o desenvolvimento normal de todo o organismo, inclusive o cérebro. A falta da tiroxina traz consequências como deficiência intelectual grave e comprometimento do crescimento nos casos não tratados precocemente.
Anemia Falciforme (frequência de 1 para 400 a 1 para 1.000) – é uma doença causada pela alteração estrutural na molécula de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte do oxigênio para os tecidos. Os indivíduos afetados apresentam complicações que podem afetar quase todos os órgãos e sistemas, sendo suscetíveis a anemia, infecções generalizadas, atraso no crescimento e dores.
Programação de 6 de junho:
8h30: Atividade laboral - agente comunitário de Saúde João Carlos de Souza
9 horas: Conversando sobre o calendário nacional de vacinação – enfermeira Slete Ferreira da Silva
9h30: Conversando sobre o Teste do Pezinho – enfermeiro Júlio Cesar Pegado Bordignon
A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.
* Annalu Silva é jornalista do Teias – Escola Manguinhos
(Foto: Blog da Saúde)
Fique por Dentro



