Busca do site
menu

Seguridade Social discute acesso a medicamentos a custos razoáveis

ícone facebook
Publicado em:02/04/2014
Seguridade Social discute acesso a medicamentos a custos razoáveisA Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública, na quinta-feira (3/4), para discutir recomendações para assegurar acesso a medicamentos a custos compatíveis como medida integral para saúde como direito humano. O ex-diretor da ENSP e vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz, Jorge Bermudez, é um dos convidados. 
 
O evento foi solicitado pela deputada Jandira Feghali. Ela destaca que o objetivo também é apresentar exemplos marcantes onde o acesso aos medicamentos não se encontra assegurado ou questões cruciais que ameaçam o acesso a novos produtos, incluindo antirretrovirais, tratamento para Hepatite C e medicamentos oncológicos. "Esta audiência na Câmara é estratégica tendo em vista a realização, nos dias 1 a 3 de abril deste ano, de encontro internacional com a participação de ONGs, universidade, academia, cujo debate está centrado no acesso a medicamentos e os altos preços que enfrentamos hoje para novos produtos", afirma a parlamentar.
 
Entre 2007 e 2011, Bermudez exerceu o cargo de diretor da Unitaid, agência internacional de compra de medicamentos para países em desenvolvimento. Também chefiou a Unidade de Medicamentos, Vacinas e Tecnologias em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para a região das Américas entre 2004 e 2007, foi diretor da Ensp/Fiocruz (2001 e 2004) e coordenador de Pesquisa (1997 a 1998). 
 
Convidados 
 
Foram convidados para discutir o tema com os deputados da comissão: o vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Jorge Bermudez; a diretora da Open Society Foundations, New York, EUA, Els Torreele; a professora Brook Baker, da University School of Law, Boston, EUA; a consultora Eloan Pinheiro; e o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).
 
O evento ocorrerá no plenário 7, a partir das 9h30.

Fonte: Agência Câmara
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Seguridade Social discute acesso a medicamentos a custos razoáveis