Traduções de pesquisas científicas aproximam academia da prática em gestão da saúde
Os gestores e profissionais da área da saúde já contam, desde o mês de junho, com traduções e resumos de pesquisas científicas realizadas por professores e especialistas brasileiros em diversos segmentos. O projeto vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Iats), com o objetivo de facilitar a transferência do conhecimento.
"São mais de 40 publicações acadêmicas de diferentes nichos da saúde divulgadas em importantes periódicos internacionais em 2012 e que receberão o serviço de tradução para o português", explica o coordenador do Iats, Flávio Fuchs.
A meta é que, por meio das traduções, os profissionais absorvam mais conhecimento e ampliem sua capacidade para lidar com tratamentos de diversas doenças, podendo, assim, realizar atendimentos e ações mais eficazes na prática. "O foco está em auxiliar na tomada de decisão do melhor custo-benefício dentro do sistema de saúde", destaca Fuchs.
A primeira tradução divulgada no formato de resenha foi a "Eficácia da aferição domiciliar da pressão arterial para o controle de hipertensão arterial: resultados de um ensaio clínico randomizado - estudo monitor".
Segundo o coordenador, com base nesse estudo, a disponibilização em larga escala de programas de monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) tem o potencial de melhorar as taxas de controle da hipertensão arterial e, assim, contribuir na prevenção das doenças cardiovascular e cerebrovascular associadas.
A previsão inicial é que as resenhas sejam publicadas mensalmente no informativo digital (newsletter) do Iats. Também estarão disponíveis no site do instituto (www.iats.com.br), que possui interação com redes sociais, como Twitter e Facebook.
"O Iats tem ações que abrangem a pesquisa, ensino e assistência em saúde de diferentes formas, tendo a área da educação como um forte pilar de ação", ressalta Fuchs. Outro exemplo desse engajamento foi a realização da primeira edição do curso de ensino a distância (EAD) sobre ATS para gestores de saúde, que ocorreu em 2012. A segunda edição do evento está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2013.
INCT - O INCT Iats vem desenvolvendo sua atuação na produção de orientações e avaliações críticas de tecnologias em saúde no Brasil. Os resultados se situam na área da pesquisa científica e tecnológica, na formação de recursos humanos e na disseminação do conhecimento, de modo a atender interesses do Sistema Único de Saúde (SUS), medicina suplementar e sociedade como um todo.
Com um grupo de mais de 80 pesquisadores, o Iats tem representatividade nas seguintes universidades: Federal de São Paulo (Unifesp) e Estadual de São Paulo (Unesp), Federal de Pernambuco (UFPE) e Estadual de Pernambuco (Uepe), Federal de Goiás (UFG), Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade de Brasília (UnB), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e, também, Hospital do Coração (Incor),
O Instituto é coordenado pelos professores Flávio Danni Fuchs e Carisi Anne Polanczyk, e sua sede está localizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Fonte: CNPq
Fique por Dentro



