ENSP presta homenagens ao pesquisador Antenor Amâncio

Em oito de julho de 1947, nascia, no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Antenor Amâncio Filho. Formado em direito e posteriormente doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Antenor ingressou na Fiocruz em agosto de 1985, passou pela Presidência – na época sob o comando do sanitarista Sergio Arouca – e participou da criação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, escola técnica de ensino médio que funciona dentro do campus da Fiocruz, em Manguinhos. Também atuou em diversos projetos na área de planejamento e administração em saúde.
Casado e com três filhos, Antenor foi diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Nos últimos anos, era coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP/Fiocruz e do curso de Especialização em Recursos Humanos para o SUS da Escola. Coordenava ainda, em parceria com o também pesquisador da ENSP Sérgio Pacheco de Oliveira, o curso de Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.
O pesquisador também participou da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, que contribuiu para nortear gestores e trabalhadores sobre a dinâmica e a estrutura do mercado de serviços médicos existentes no país. Com suas relações na área da Ciência e Tecnologia, também participou de projetos no Inmetro.
Amante de poesia, organizou, desde a primeira edição, o livro Poetas de Manguinhos. Teve quatro poesias publicadas na terceira edição do livro. A poesia “Ocaso” foi uma de suas últimas produções.
Antenor Amâncio Filho faleceu aos 65 anos, na noite de sábado (25/8), vítima de câncer, deixando família, amigos e admiradores na Saúde Pública brasileira.
Fique por Dentro