Políticas de ciência, tecnologia e inovação e os desafios de conexão com o SUS são tema de webinário no CEE-Fiocruz
*Por Tatiana Guimarães (GPCEIS/CEE-Fiocruz)
Webinário com participação do presidente do CNPq, da presidente da Capes e de pesquisadores da UFRJ e da Fiocruz promoverá debate sobre os caminhos para aproximar a produção de conhecimento científico no Brasil das necessidades de saúde da população.
Partindo da convicção de que esforços de pesquisa no campo da saúde, especialmente os financiados por recursos públicos, devem gerar valor e atender a necessidades de saúde da população, o webinário organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-Fiocruz) irá apresentar resultados da pesquisa realizada com 26 coordenadores de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq) da saúde sobre os desafios para a conexão entre o financiamento do INCT e as prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O debate on-line acontecerá em 16/12, às 14h, e será pautado na pesquisa apresentada no livro “Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e os desafios de conexão com o SUS”, obra recém-publicada pela pesquisadora Patrícia Braga, integrante do grupo de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, CT&I e Complexo Econômico-Industrial da Saúde do CEE (GPCEIS/CEE-Fiocruz). O livro trata da integração entre ciência e tecnologia com a saúde pública no Brasil tendo como pano de fundo as políticas do setor de CT&I em consonância com as políticas desse campo.
Para a pesquisadora, é preciso aperfeiçoar a avaliação de Programas, como o Programa INCT, com relação ao impacto social das pesquisas propostas e de seus resultados. “O atual sistema de avaliação científica, centrado em critérios acadêmicos e desprovido de ferramentas analíticas capazes de mensurar impactos sociais da pesquisa não direcionam os investimentos para as prioridades do SUS”, destaca Patrícia Braga.
Outro destaque da pesquisa é a necessidade de aproximação entre os cientistas e os demais atores do Sistema Nacional de CT&I, como formuladores de políticas públicas e empresas, com o intuito de articulação dos esforços científicos para geração de impactos sociais e formação de recursos humanos para o campo da saúde.
Para debater estes desafios, o webinário convidou o Presidente do CNPq, Olival Freire Júnior, a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho e a pesquisadora da UFRJ Ligia Bahia. A abertura caberá ao coordenador-adjunto do CEE-Fiocruz, Alessandro Jatobá.
Para o mediador do debate, o pesquisador e professor da Fiocruz Carlos Gadelha, líder do grupo de pesquisa GPCEIS/CEE-ENSP/Fiocruz, “a ciência e a educação são parte essenciais da soberania e do desenvolvimento sustentável. Este debate será uma ótima oportunidade para uma discussão conjunta dos rumos para que o conhecimento científico e a educação se tornem uma política de Estado, sendo o caso da saúde exemplar por relacionar soberania, ciência e vida”.
O webinário é aberto a participação de todas e todos.
Programação webinário “Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS”
Abertura: Alessandro Jatobá – coordenador-adjunto do CEE-Fiocruz
Debatedores:
Denise Pires de Carvalho - presidente da CAPES
Olival Freire Júnior - presidente do CNPq
Ligia Bahia - pesquisadora do IESC/UFRJ
Mediação:
Carlos Gadelha – coordenador do GPCEIS/CEE-ENSP/Fiocruz
Palestrante:
Patrícia Braga – pesquisadora GPCEIS/CEE-Fiocruz
Serviço:
Data: 16/12/2025
Horário: 14h às 16h
Nenhum comentário para: Políticas de ciência, tecnologia e inovação e os desafios de conexão com o SUS são tema de webinário no CEE-Fiocruz
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



