Busca do site
menu

'Comunicação e produção do comum na América Latina' é tema de roda de conversa

ícone facebook
Publicado em:10/11/2025

*Por Graça Portela (Icict/Fiocruz)


O evento terá Amaranta Cornejo Hernández, da Universidade Autônoma de Puebla/México, e Ivonete Silva Lopes, da UFV. Inscrições abertas. Participantes presenciais terão direito a certificado


O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), realizará na terça-feira, 18/11, a roda de conversa internacional “Diálogos Sul-Sul - Comunicação e produção do comum desde a América Latina”, com as pesquisadoras Amaranta Cornejo Hernández, do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (ICSYH-BUAP/México), e Ivonete Silva Lopes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV/Minas Gerais). A moderação será da professora Pâmela Araújo Pinto. 

A iniciativa terá formato híbrido, das 13h30 às 16h30, com os interessados podendo optar por assistir presencialmente no PPGICS (Prédio Sede Campus Maré: Av. Brasil, 4.036 - salas 401-402 - Manguinhos, Rio de Janeiro) ou pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora. Quem assistir presencialmente terá direito a certificado de presença. As inscrições estão abertas até às 12 horas da segunda-feira, 17/11. Clique aqui para se inscrever. (inscrições para o formato presencial terão certificado de participação e estão sujeitas ao limite de 60 vagas).

O evento integra o 'Projeto Diálogo Sul-Sul de Comunicação e Saúde' e, segundo Pâmela Araújo Pinto, tem por objetivo “trazer pesquisadores, ativistas, para que conheçamos um pouco das experiências em diversos territórios desse contexto do Sul Global”. A professora do PPGICS também é pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Icict/Fiocruz.

+Para outras informações, acesse o site do PPGICS/Icict/Fiocruz.


Quem são as palestrantes


Amaranta Cornejo Hernández

Acadêmica e ativista feminista, com perfil acadêmico interdisciplinar, cujo fio condutor são as teorias propostas pelos feminismos, a comunicação radical e as emoções sociais. Doutora em Estudos Latino-Americanos (2013) pela UNAM. Mestre em Desenvolvimento Rural (2004) pela Universidade Autônoma Metropolitana-Xochimilco. Licenciada em Língua e Literatura Inglesas pela UNAM (1998). Membro do Sistema Nacional de Investigadores no nível I. Professora pesquisadora no Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (ICSYH-BUAP). Membro da Rede de Ciência, Tecnologia e Gênero, da Rede de Pesquisadores em Estudos Socioculturais das Emoções e do Grupo Temático CLACSO em Economia Feminista Emancipatória, do qual é co-coordenadora. Suas publicações vão desde livros e revistas acadêmicas até teoria literária e diversos artigos jornalísticos. Sua experiência profissional inclui trabalho em ONGs em Chiapas com mulheres indígenas zapatistas e projetos de comunicação comunitária com comunidades zapatistas. Em Nápoles, Itália, trabalhou como mediadora cultural. De 2008 a 2013, colaborou na revista virtual Desinformémonos. Para sorrir para a vida, gosta de ficção, poesia, dança e caminhadas com sua cadela.


Ivonete Silva Lopes

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, mestrado e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2014) . Pós-Doutorado African & African Diaspora Studies (University of Wisconsin, USA). Professora adjunta na Universidade Federal de Viçosa (UFV), líder do grupo de pesquisa Meios - Comunicação, Relações Raciais e Gênero e pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura doConselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). É autora do livro "TV Brasil e a Construção da Rede Nacional de Televisão Pública". Desenvolve pesquisa sobre o acesso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por mulheres negras (dos quilombos e das favelas). Adota perspectiva interseccional que busca articular gênero, raça e território. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (ICSYH-BUAP), entre 2024 e 2025. É coordinadora do projeto “Dos quilombos às favelas: mulheres negras, interseccionalidade e acesso às tecnologias da informação e comunicação”, financiado pelo CNPq.


Serviço:

Evento: Roda de Conversa Internacional: “Diálogos Sul-Sul - Comunicação e produção do comum desde a América Latina?”

Data: 18/11/25 (terça-feira) | Horário: das 13h30 às 16h30

Palestrantes: Amaranta Cornejo Hernández, da Benemérita Universidad Autônoma de Puebla (ICSYH-BUAP)/México, e Ivonete Silva Lopes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mediadora: Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Inscrições: https://bit.ly/RodadeConversa_DialogosSul-Sul_18-11-25 (inscrições para o formato presencial terão certificado de participação e estão sujeitas ao limite de 60 vagas)    

Formato: Híbrido (presencial & transmissão pelo canal do Youtube da VideoSaúde)

Local: Campus Maré, Pavilhão Ilma Noronha – 4º Andar – Salas 401/402 (auditório do PPGICS) e Canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora 

Outras informações: Site do PPGICS 


Fonte: Icict/Fiocruz

Nenhum comentário para: 'Comunicação e produção do comum na América Latina' é tema de roda de conversa