HPV é o tema do 'Ligado em Saúde'
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra o vírus do papiloma humano, o HPV. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos receberão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as duas primeiras doses necessárias para a imunização contra o vírus responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero. A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. A partir de 2015, a vacinação abrangerá também as pré-adolescentes dos 9 aos 11 anos. Na segunda-feira (14/10), o Ligado em Saúde falará sobre o HPV. No estúdio, a apresentadora Marcela Morato conversará com o ginecologista, professor e chefe do setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero Leal Passos. O programa vai ao ar às 11 horas.
Na entrevista, Passos vai tirar dúvidas sobre o vírus, explicar os diversos tipos de HPV e os diferentes sintomas e problemas que eles podem provocar, quais têm relação com o câncer e como o Ministério da Saúde oferecerá as doses da vacina a partir do ano que vem. Também serão abordadas outras formas de prevenção e a importância de as famílias aderirem ao programa de vacinação do governo.
Mauro Romero Leal Passos é militante pela inclusão das vacinas contra o vírus do papiloma humano no sistema público de saúde e é autor de livros como Doenças sexualmente transmissíveis, da Editora Biologia e Saúde, e HPV: que bicho é esse?, da RQV Editora.
Sobre o Ligado em Saúde
É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público, e o programa vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 11h às 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças.
Participação do público
O público pode participar do programa, que é gravado, sugerindo pautas e enviando perguntas antecipadamente para a produção pelo e-mail ligado@canalsaude.fiocruz.br ou ligando, gratuitamente, para 0800 701 8122. Os telespectadores podem ainda interagir com o programa por meio de comentários na fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial).
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na webTV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página "Como Assistir" no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir ao programa pela Oi TV, canal 910.
Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz
Notícias da Fiocruz
Nenhum comentário para: HPV é o tema do 'Ligado em Saúde'
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



