ENSP é uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti
Por Danielle Monteiro
A ENSP recentemente ganhou destaque em uma das maiores premiações literárias do Brasil. A publicação Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, de autoria de pesquisadoras da Escola, está entre as cinco finalistas na categoria Ciências do 65° Prêmio Jabuti.
Margareth define a publicação como uma documentação histórica de um momento extraordinário e marcante da vida de todos. Segundo a pesquisadora, a partir das experiências vivenciadas e relatadas na obra, surgiram lições que podem, eventualmente, contribuir para o enfrentamento de futuras emergências sanitárias. “Estamos muito honradas por termos sido indicadas para essas duas importantes premiações. Esse livro representa, para nós, um esforço do Observatório Covid-19 da Fiocruz frente ao desastre que foi a pandemia. Estamos muito felizes. É um mérito do conjunto de autores e também do trabalho da Editora Fiocruz, que foi absolutamente fantástico e cuidadoso, e certamente ajudou a qualificar a obra. Encaramos essas premiações como muito importantes para nossa Escola e nossos programas de pós-graduação”, declara Margareth.
Último da série Informação para Ação na Covid-19, o livro digital Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições foi também um dos dez semifinalistas do Prêmio Jabuti na mesma categoria. A obra tem como objetivo oferecer uma série de análises sobre as respostas dos sistemas de saúde frente à Covid-19 em nove países das Américas, Ásia e Europa. A publicação foi organizada pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira
Adelyne declara que recebeu, com muita alegria e emoção, a notícia da indicação da obra ao 65° Prêmio Jabuti: “Creio que esse é um dos nossos desejos com o livro: contribuir para a construção de políticas públicas que tornem nossos sistemas de saúde mais robustos e preparados para enfrentar os desafios que se apresentem no futuro. Essa obra só foi possível pelo trabalho comprometido e dedicado de muitos colegas, pesquisadores e estudantes de pós-graduação (doutorandos e pós-doutorandos) da ENSP, aos quais gostaria de registrar meu agradecimento. Seguramente esse livro é o resultado de um trabalho coletivo, motivado pelos colegas Cristiani Vieira Machado e Carlos Machado de Freitas, com os quais tenho a satisfação de compartilhar sua organização”.
As duas obras, que integram a série Informação para Ação na Covid-19, resultado de uma colaboração conjunta entre a Editora Fiocruz e o Observatório Covid-19 Fiocruz, podem ser encontradas em acesso aberto na rede SciELO Livros.
A cerimônia de premiação aos vencedores será realizada no dia 5 de dezembro.
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é patrimônio cultural e referência entre os prêmios literários do país.
Nenhum comentário para: ENSP é uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti
Comente essa matéria: