Novo fascículo de ‘Cadernos de Saúde Pública’ demonstra sua diversidade temática
A última edição de 2022 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial deste mês, as Editoras-chefes de CSP apresentam, por meio da diversidade temática, os esforços exercidos pela revista para disseminação de resultados de pesquisas, em diversos locais e em múltiplos contextos. "Nesse momento, em que reafirmamos a importância da Democracia, CSP se destaca como um espaço de diálogo acadêmico e de divulgação de conhecimento das mais variadas áreas. Saúde e Democracia são inseparáveis".
A seção Perspectivas de dezembro, autoria de Leandro Dias de Oliveira, analisa o jubileu das conferências ambientais, seus desafios e legado. "Não há dúvidas que neste meio século a questão ambiental deixou de ser assunto alternativo para se tornar tema central e orgânico no xadrez geopolítico", afirma o autor.
O Ensaio deste mês questiona, em vista dos doze anos do acidente da Deepwater Horizon, que fatores teriam contribuído para a ocorrência do desastre que acometeu a plataforma de petróleo, considerando-se a relevância da dimensão coletiva do trabalho.
Também pautado em questionamentos, o artigo Os homens quilombolas e seu trabalho: uma cartografia da saúde desses trabalhadores aborda os riscos ocupacionais e articulações possíveis para a promoção e proteção da saúde desses trabalhadores. “O trabalho desempenhado pelos homens quilombolas apresenta influência sobre o processo saúde-doença, com repercussões diretas no adoecimento dessa população”, concluem os autores.
Em outro artigo deste fascículo, os autores Renata de Matos Vicente, Naiara Ferraz Moreira, Caroline Camila Moreira, Caio Gustavo Simonelli e Verônica Gronau Luz se utilizam de investigações e comparações a fim de apresentar as diversas condições de trabalho críticas dos profissionais de saúde indígena do Polo Base de Dourados.
Esta edição também conta com a Resenha de Vidas Desiguais e duas Comunicações Breve: Uso do WhatsApp por idosos depressivos em áreas socioeconomicamente carentes de Guarulhos, São Paulo, Brasil: desafios e possibilidades para a telessaúde e Consumo excessivo de álcool em adolescentes brasileiros: resultados de uma pesquisa domiciliar nacional.
O fascículo de dezembro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.