Busca do site
menu

Seminário debaterá relação do câncer com trabalho e ambiente

ícone facebook
Publicado em:14/12/2015

Seminário debaterá relação do câncer com trabalho e ambientePorto Alegre sedia, nos dias 14 e 15 de dezembro, o I Seminário Estadual sobre Câncer Relacionado ao Trabalho e Ambiente. O evento técnico é dirigido a estudantes, médicos e profissionais da área da saúde do Estado e de municípios que atuam na vigilância da exposição a agentes carcinogênicos no trabalho e no ambiente. A intenção é estabelecer um processo de educação continuada sobre a importância da vigilância do câncer ocupacional e ambiental. Entre os palestrantes convidados está o diretor da ENSP, Hermano Castro, que falará sobre a exposição ao amianto e câncer.

Em 2016, será realizado o Curso Estadual sobre Câncer Relacionado ao Trabalho e Ambiente. Seminário e curso pretendem oferecer aos participantes subsídios para avaliações, estudos, pesquisas e manuseio de dados que permitam a construção de informações para a intervenção precoce e/ou interrupção das fontes de risco, evolução da doença e ocorrência de novos casos. Também são objetivos orientar a intervenção nos fatores de riscos e sua identificação na elaboração de diagnóstico, vigilância epidemiológica e de processo de trabalho junto à população exposta.

Tanto o seminário quanto o curso seguem os eixos das Diretrizes do Câncer Ocupacional, sendo organizados em cinco áreas abrangentes:

- Diagnóstico dos casos de câncer de origem ocupacional e ambiental;
- A vigilância dos casos com diagnóstico de câncer;
- A vigilância dos expostos a agentes carcinogênicos;
- A vigilância da exposição a agentes carcinogênicos;
- Sistema de Informações com base para a Vigilância do Câncer;
- Rede e fluxos na Atenção do Câncer Ocupacional.

A técnica Maria Juliana Moura Corrêa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfatiza que, de acordo com dados de 2015 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que a exposição a carcinogênicos no ambiente de trabalho represente 4% dos casos de cânceres que podem ser evitados. Se analisados os números de 2012, quando foram registrados 518.510 novos casos da doença, pelo menos 20.000 casos de cânceres decorreram do ambiente de trabalho.

Seminário - Apresenta uma proposta articulada que aborda a casuística relacionada a quatro agentes carcinogênicos, a partir da definição do tipo de exposição e efeitos à saúde, o potencial carcinogênico, as lacunas do conhecimento e a importância da vigilância em saúde. Essa sistematização é elucidada a partir dos estudos, pesquisas e experiência de vigilância da exposição à carcinógenos no SUS.

O seminário é uma iniciativa conjunta da prefeitura (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde), Governo do Estado: Secretaria Estadual da Saúde (Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Lacen-FEPPS e Cerest Santa Cruz e Santa Maria) e Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com apoio do Cremers e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Acesse a programação do Seminário
.

 


Fonte: SMS-Porto Alegre
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Seminário debaterá relação do câncer com trabalho e ambiente