Pnud lança nova estratégia baseada no apoio e promoção das diferentes dimensões do desenvolvimento
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) reestruturou sua estratégia para ajudar os países a alcançar a erradicação da pobreza e a redução significativa e simultânea das desigualdades e da exclusão.
Três grandes ideias de desenvolvimento marcam o novo Plano Estratégico (2014-2017) do PNUD, lançado em 2013: dar nova vida aos modelos atuais de desenvolvimento; promover a democracia em sua forma ampla – para além da realização de eleições; e admitir que vivemos em um mundo cheio de riscos para, assim, proteger e melhorar os ganhos do desenvolvimento.
O primeiro pilar da estratégia visa formas de progresso capazes de trazer mais pessoas para o processo de desenvolvimento, prezando sempre pela inclusão e pela sustentabilidade desses resultados. A segunda dimensão passa pelo apoio à realização de eleições regulares e pela aprovação de leis importantes, mas vai além: busca promover a transparência e a governança democrática, analisando e melhorando as regras que definem a forma como compartilhamos recursos, como promovemos o sentimento de segurança entre os cidadãos na sociedade – sob a proteção de um Estado de Direito –, a qualidade dos serviços de saúde e educação, bem como a geração e a garantia dos empregos dos que precisam sustentar a si e a suas famílias.
A terceira ideia trata de outro desafio fundamental para os dias atuais e para o futuro: reconhecer que vivemos em um mundo cheio de riscos. Proteger e melhorar os ganhos de desenvolvimento significa gerenciar esses riscos, sempre que possível, de forma inteligente e antecipada. Acredita-se que é dessa forma que os países e as sociedades se tornam mais capazes de prevenir crises e mais resilientes para se recuperar rapidamente quando estes imprevistos acontecem.
Fonte: Pnud
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica
Divulgação Científica
Nenhum comentário para: Pnud lança nova estratégia baseada no apoio e promoção das diferentes dimensões do desenvolvimento
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



