OMS pede investimento em pesquisas para sistemas universais de saúde
No lançamento do Relatório Mundial de Saúde 2013: pesquisa para a cobertura de saúde universal, em Pequim, realizado em 15 de agosto, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu aos países que continuem a investir em pesquisas a fim de desenvolver sistemas universais de saúde. Para a OMS, com a cobertura universal de saúde, os países podem garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde essenciais.
Margaret Chan descreve a cobertura universal como “o conceito mais poderoso que a saúde pública tem para oferecer”. Para ela, “a cobertura universal é a melhor maneira de consolidar os ganhos de saúde que foram feitos na década anterior. É um equalizador social, poderoso e a expressão máxima da justiça”.
O papel da pesquisa na cobertura de saúde universal
O relatório mostra como os países, ao desenvolverem um sistema para a cobertura de saúde universal, podem utilizar a pesquisa com o objetivo de determinar quais questões de saúde devem ser priorizadas, como o sistema deve ser estruturado e como medir o progresso de acordo com sua situação de saúde específica.
Leia aqui a matéria na íntegra. Acesse também o relatório completo.
Fonte: Portal da Inovação na Gestão do SUS
Divulgação Científica



