Busca do site
menu

Políticas de saúde da América do Sul serão destaque em conferência

ícone facebook
Publicado em:25/06/2013

Quanto do PIB dos países da América do Sul é gasto em saúde? Quais países sul-americanos têm a saúde como direito constitucional? Qual porcentagem da população desses países tem acesso à saúde pública? Essas são algumas perguntas que serão respondidas durante a 1ª Conferência Internacional sobre Política Pública, realizada entre os dias 26 e 28 de junho, em Grenoble, na França.

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), organismo da Unasul, apresentará os resultados de sua publicação sobre os sistemas de saúde dos 12 países integrantes do bloco.

Políticas de saúde da América do Sul serão destaque em conferência

A chefe de gabinete do Isags, Mariana Faria, falará sobre as reformas de saúde na América do Sul tomando como base o livro Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, publicado pelo Instituto, em 2012, por meio de um trabalho conjunto e colaborativo com os Ministérios da Saúde dos 12 países-membros do bloco sul-americano.

As representações em esferas regionais também serão apresentadas em outros painéis e sessões da conferência. A União Europeia será tema de um painel exclusivo sobre governança em múltiplos níveis no bloco. A América Latina será o mote de um painel sobre o processo de construção de políticas públicas, e haverá uma sessão referente à formulação e decisão dessas políticas na região.

Pesquisas que abarcam mais de um país da América do Sul também compõem algumas sessões. Entre elas estão o surgimento e consolidação de políticas públicas, instituições e elites estratégicas no Brasil e na Argentina e o investimento social e os programas de transferência de renda no Peru e na Bolívia. Trabalhos sobre o cenário das políticas públicas em outros países da Unasul, como Equador, Chile e Venezuela, também serão contemplados na conferência.

A 1ª Conferência Internacional sobre Política Pública é uma iniciativa de seis comitês da Associação Internacional de Ciência Política (Ipsa) e de outras instituições internacionais da área política. No encontro, estarão presentes representantes das mais influentes universidades do mundo, como Harvard, Stanford, MIT e Sciences Po. A programação completa da conferência está disponível em www.icpublicpolicy.org.


Fonte: Isags
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Políticas de saúde da América do Sul serão destaque em conferência