Busca do site
menu

Rio sedia encontro da Rede de Escolas em Saúde Pública

ícone facebook
Publicado em:07/12/2012

Rio sedia encontro da Rede de Escolas em Saúde PúblicaA Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública realiza, de 9 a 12 de dezembro, seu 9º Encontro Nacional no Rio de Janeiro. Com o tema Educação com qualidade e participação, o evento será aberto pelo professor Mário Rovere, da Universidade de Rosário, Argentina. O objetivo do evento é fazer um balanço das atividades da Rede em 2012 e discutir as principais pautas e os próximos projetos a serem realizados em 2013, além de processar a substituição de dois membros do grupo de condução. Estarão presentes no encontro representantes de escolas e centros formadores de todo o país, além de membros do conselho consultivo e do grupo de condução da Rede e representantes da ENSP/Fiocruz.

De acordo com Tânia Celeste Matos Nunes, coordenadora da secretaria executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, os participantes debateram, nos encontros anteriores, temas como o desafio da formação em saúde pública para o SUS e projetos estruturantes de um novo ciclo de fortalecimento da relação ensino-serviço. "O tema da acreditação pedagógica, no entanto, foi um dos mais recorrentes durante os eventos e teve espaço central durante o sétimo e o oitavo encontros da Rede", disse ela.

Durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2012), foi lançado o projeto de acreditação pedagógica dos cursos lato sensu em saúde pública, com a assinatura do termo de adesão à acreditação, fruto do trabalho da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. O projeto de acreditação pedagógica, iniciativa pioneira no país, iniciou em 1999 com a condução colegiada da ENSP e a representação dos estados por meio de suas diferentes instituições formadoras. Durante três anos, foram realizados seminários e oficinas de trabalho, além de vários encontros com instituições formadoras e de gestão do SUS, com o objetivo de disseminar a proposta. Esses eventos propiciaram a criação de consensos sobre o processo de acreditação, que culminaram na elaboração do Manual de acreditação. O desenvolvimento do projeto contou, desde o início, com a consultoria especializada de profissionais da École Nationale de la Santé Publique de Rennes, França (instituição que possui parceria institucional com a ENSP também em outras áreas de atuação), além da participação ativa da Abrasco e de pesquisadores da Escola. Durante alguns anos, o projeto ficou estabilizado, e, em 2011, foi definido um grupo de trabalho responsável pela revisão e atualização dos instrumentos de acreditação pedagógica.

Programação

A abertura do encontro ocorrerá no dia 9 de dezembro, a partir das 18 horas, na Fortaleza de São João, na Urca. Nos dias 10 e 11 de dezembro, as atividades serão desenvolvidas no Hotel Atlântico Copacabana e, no último dia do encontro, 12 de dezembro, a reunião ocorrerá no Salão Internacional da ENSP/Fiocruz, em Manguinhos.

Na terça-feira, 11/12, pela manhã, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio, fará uma palestra com o tema O Ministério da Saúde e as políticas do trabalho e da educação na saúde.

A Rede

A Rede, composta de 45 escolas e centros formadores dedicados à formação em saúde pública, é um espaço de diálogo permanente entre essas instituições de ensino no Brasil. Ela está comprometida com uma cultura de cooperação, construção compartilhada e circulação de conhecimentos, além do desenvolvimento de competências no interior do sistema de saúde e da própria Rede.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Rio sedia encontro da Rede de Escolas em Saúde Pública