Brasil se mobiliza para a nona edição da SNCT
Popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento do país, além de incentivar a população a valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esses são os principais objetivos da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a ser realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de 15 a 21 de outubro. Neste ano, serão desenvolvidas atividades em todas as regiões do país, com a mobilização de diversos parceiros, como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.
Como acontece todos os anos, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. O tema Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza foi escolhido para 2012, em sintonia com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), promovida pela ONU em junho deste ano, no Brasil. A Assembleia-Geral das Nações Unidas também declarou que este é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, visando realizar atividades em todos os continentes com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade, por meio de ações em âmbito local, regional e internacional.
O tema principal é escolhido pelo MCTI com base em sugestões e consultas a instituições e entidades parceiras na organização. Durante o ano, e principalmente no período da SNCT, são desenvolvidas atividades de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para (no caso desta nona edição) a consolidação de uma economia que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades sociais no país.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o objetivo é discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
“As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”, afirma Raupp.
A SNCT
Decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 9 de junho de 2004, estabeleceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser comemorada, anualmente, no mês de outubro. O evento é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a colaboração de entidades e instituições de ensino e pesquisa. A semana tem acontecido, desde então, com participação entusiasmada e crescente de estudantes, professores, instituições e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios. Acesse o site da SNCT.
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Divulgação Científica



