Busca do site
menu

ENSP celebra excelência na pós-graduação com programas nota máxima pela Capes

ícone facebook
Publicado em:13/01/2026

Por Bruna Abinara

A CAPES divulgou, nesta segunda-feira (12/1), os resultados da avaliação quadrienal 2021 – 2024 dos Programas de Pós-graduação. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebra o desempenho de seus cursos, que mantiveram e ampliaram os conceitos obtidos na última edição.

Os programas profissionais da instituição, Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública, alcançaram o conceito máximo em sua modalidade, nota 5. Dentre os programas acadêmicos, o Programa de Epidemiologia em Saúde Pública ascendeu para a nota 7, também alcançando o conceito máximo da avaliação. O Programa de Saúde Pública obteve nota 6, dentro do padrão de excelência, enquanto o Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente manteve a nota 5. Já o Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, realizado em colaboração com três instituições (Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense), obteve nota 4. 

“Esse resultado reafirma a qualidade acadêmica e o compromisso histórico da ENSP com a formação de quadros para a saúde pública brasileira e para o Sistema de Ciência e Tecnologia. As notas que colhemos hoje são fruto de um trabalho coletivo e contínuo, o que inclui o trabalho da gestão atual e da gestão do último quadriênio, envolvendo dirigentes, docentes, pesquisadoras, pesquisadores, técnicas, técnicos discentes e todas as trabalhadoras e trabalhadores que constroem diariamente a nossa Escola. O resultado representa também o reconhecimento do papel estratégico que exercemos na produção de conhecimento comprometida com o SUS e voltada para o fortalecimento da capacidade do país de responder aos desafios da saúde da população”, analisou o diretor da ENSP, Marco Menezes.

"Esse resultado é fruto de muito trabalho realizado pelos professores e coordenadores, que se dedicam aos programas para manter a excelência reconhecida pela CAPES", reconheceu o vice-diretor de Ensino da ENSP, Gideon Borges.

Para o coordenador do stricto sensu, Rondineli Mendes, a avaliação é muito positiva. “As notas são excelentes e refletem a maturidade, a tradição e a trajetória dos programas, que oferecem uma formação de qualidade, com impacto social relevante, e reúnem atributos que reforçam sua excelência”, analisou. O Programa de Saúde Pública, por exemplo, é um dos mais antigos do Brasil e o maior em número de estudantes. Já o Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, que agora alcança o topo da avaliação com nota 7, consolida-se ainda mais como um programa consistente. "Para a Escola, é muito significativo ter um programa com nota máxima. É um resultado importante que precisa ser valorizado, assim como o fato de os demais programas apresentarem alto nível de qualidade", reforçou.

O coordenador explicou que se trata de um processo avaliativo longo e complexo, no qual toda a estrutura dos programas é analisada: corpo docente, disciplinas, ementas, produção acadêmica de alunos e professores, pesquisas desenvolvidas, planejamento estratégico, além de ações relacionadas à equidade, diversidade, impacto social e internacionalização, que são centrais para os conceitos de excelência. A avaliação se baseia em métricas rigorosas, análises detalhadas e regras bem estabelecidas. Os relatórios finais trazem recomendações para cada programa e indicam caminhos para que a Escola continue a elevar o compromisso com um ensino público e de qualidade. 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP celebra excelência na pós-graduação com programas nota máxima pela Capes