Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5
.jpg)
Este curso trata da segurança do paciente como uma dimensão da qualidade do cuidado nos serviços de saúde. Os vários tipos de risco existentes num serviço de saúde e as soluções já conhecidas para mitigá-los ou evitá-los; além de aspectos da gestão na condução da segurança do paciente nos serviços de saúde. A partir desta formação espera-se que o aluno tenha condições de analisar as diversas racionalidades para lidar com o erro em saúde; compreender que errar é humano; conhecer a cultura de segurança da sua organização para planejar a gestão clínica; conhecer a diferença entre licenciamento de serviços de saúde e a inspeção de instituições de saúde e da certificação e acreditação de um serviço de saúde; conhecer os vários tipos de risco do serviço de saúde e as soluções já conhecidas, sustentadas em evidências científicas para mitigá-los ou preveni-los; incorporar uma abordagem sistêmica para lidar com o erro, que implica em não punir, não culpar e não humilhar individualmente quem erra; incorporar o tema segurança do paciente como central no trabalho do gestor em saúde e do profissional responsável pelo cuidado; entre outros.
A especialização é composta de três unidades de aprendizagem, é oferecida na modalidade a distância e três encontros presenciais. Sua carga horária é de 448h, sendo 408h realizadas a distância e 40h de forma presencial. O início do curso está previsto para outubro de 2016 com término em novembro de 2017.
Para a seleção de tutores, estão sendo ofertadas 17 vagas. No entanto, serão selecionados 27 candidatos, sendo 17 para ocuparem as vagas efetivas e 10 como suplentes, afim de assegurar a substituição imediata de tutores caso seja necessário.
Seleção de tutores
Edital de seleção:
Inscrição: até 23/5
Vagas: 17
Nenhum comentário para: Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5
Comente essa matéria: