Pesquisador se torna membro da Comissão de Ética em Pesquisa
O pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP e coordenador pela Escola do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, acaba de se tornar membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Essa comissão é uma instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho Nacional de Saúde. Na Conep, Sergio Rego participará das atividades, que incluem o exame dos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos e também da elaboração e atualização de diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa.
Entre as atribuições da Conep está a avaliação e acompanhamento dos protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais como o genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e de participação estrangeira. O pesquisador comentou que participar dessa comissão é uma grande oportunidade. “Isso também nos possibilitará levar demandas e questionamentos da ENSP e da Fiocruz para uma arena nacional de debate”, disse.
A Conep também se constitui em instância de recursos para suas áreas temáticas-foco e é a responsável pela coordenação da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições.
Sergio Rego é, atualmente, o coordenador pela ENSP do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), editor da Revista Brasileira de Educação Médica, membro da Comissão de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro - regional da SBB.
O pesquisador comentou que o PPGBIOS, programa em associação ampla entre a UFRJ, Uerj, UFF e Fiocruz, oferece cursos de mestrado e doutorado com o objetivo de formar pessoal para o exercício da docência de nível superior e para a pesquisa em alto nível. O PPGBIOS é o terceiro Programa de Pós-Graduação a se constituir no Brasil e o segundo com curso de doutorado. Seu desafio é formar núcleos fortes de pesquisa capazes de produzir conhecimento de forma sistemática.
Na última seleção do PPGBIOS, para 2013, Sergio contou que o programam teve número recorde de inscrições. “Para o mestrado, inscreveram-se 128 candidatos, e 117 inscrições foram homologadas. Já para o doutorado inscreveram-se 38 candidatos, e todas as inscrições foram homologadas. A prova de seleção dos alunos para o mestrado será no dia 9 de maio, assim como a prova de espanhol para os candidatos ao doutorado. Ambas as provas começarão às 10 horas no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.
Ensino