Mestrado em Vigilância no RJ: inscrições abertas até 1º de março

O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições gerais de vida e saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Entre eles, serão priorizados candidatos que possuam vínculos de trabalho com instituições atuantes na região e que exerçam atividades nas áreas da saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento regional/local, conforme critérios rigidamente preestabelecidos e divulgados no edital de seleção.
Por meio da formação, espera-se que os profissionais incorporem um instrumental de conhecimentos e técnicas que possam ser amplamente utilizados para melhor enfrentamento e equacionamento dos grandes problemas de saúde existentes na região. A coordenação do curso cabe aos pesquisadores Luciano Medeiros de Toledo, André Reynaldo Santos Périssé e Gil Sevalho, todos do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.
O curso será conduzido sob regime de tempo parcial e por meio de atividades predominantemente presenciais. Com duração de 24 meses, terá carga horária total de 1.530 horas, das quais 990 horas serão para atividades disciplinares, e 540 horas, para atividades de elaboração da dissertação. A grade de formação tem quatro disciplinas optativas, que poderão elevar a carga horária final para, no máximo, 1.890 horas. As atividades presenciais, de caráter eminentemente teórico-conceitual, serão desenvolvidas ao longo de 11 módulos disciplinares, um a cada mês.
Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma Siga. Posteriormente, o formulário deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via correios (Sedex 10), com os documentos exigidos no edital, para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP.
A seleção será realizada em três etapas: a primeira, eliminatória, consistirá de prova de conhecimentos específicos. A segunda etapa, também eliminatória, consistirá de prova de inglês. A terceira etapa, classificatória, será a análise de currículo, análise da carta de intenção e entrevistas. Todas as informações poderão ser obtidas no edital disponível na Plataforma Siga.
Ensino