Busca do site
menu

Semana das Meninas e Mulheres na Ciência Fiocruz: primeiro Ceensp de 2022 debate desigualdades de gênero

ícone facebook
Publicado em:16/02/2022
No próximo dia 16 de fevereiro, às 14h, pelo canal do Youtube da ENSP, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp/ENSP) terá sua primeira atividade do ano. Com o tema "Desigualdades de gênero: desafios e caminhos para a construção de uma ciência emancipatória”, o evento, que terá interpretação em libras, contará com palestras da professora da Universidade de Campinas (Unicamp) e integrante da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, Luciana Tatagiba; da integrante da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas, Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) Célia Xacriabá; da articuladora do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro Wescla Vasconcelos; e da pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Comité de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz Marina Maria. A pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoal (Densp/ENSP) Ana Lúcia Pontes será a debatedora da atividade, enquanto a doutoranda da ENSP Vanessa Figueiredo fará a mediação. A coordenação da atividade será da pesquisadora Jussara Ângelo.


O Ceensp será finalizado com a interpretação de um poema pela atriz Rebecca Gotto, mostrando que ciência e arte podem andar juntas na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Conheça o currículo da atriz: Começou a atuar aos 13 anos. Em 2015, integrou o Coletivo Damas em Cena, formado por atrizes trans negras. Em 2016, passou a fazer parte do Coletivo Transarte, formado por atrizes e atores trans. Em 2019, integrou o elenco da peça "Cidadela", do Museu da Vida Fiocruz. Já em 2021, tornou-se membro da equipe do Sarau Museu da Vida On-line e ganhou duas colunas temporárias no Museu da Vida. 





Nenhum comentário para: Semana das Meninas e Mulheres na Ciência Fiocruz: primeiro Ceensp de 2022 debate desigualdades de gênero