ENSP é destaque na XXVII Conferência da ALAFEM em Lima
Por Gustavo Nunes
No período de 17 a 19 de setembro, a Associação Latino-americana de Faculdades e Escolas de Medicina (ALAFEM), presidida pelo Dr. Rogelio Pizzi, promoveu a XXVI Conferência de la ALAFEM, na Faculdade de Medicina San Fernando, da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) em Lima, no Peru. A ENSP marcou presença no evento.
A pesquisadora Rosa Souza, do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/Fiocruz), reconhecida nacional e internacionalmente por sua experiência na formação lato sensu em Saúde Pública com a abordagem da educação interprofissional para o trabalho colaborativo - que formou 1.068 sanitaristas em plena pandemia - participou da mesa redonda coordenada pela Dra. Larissa Carrera, vice-diretora da Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina, e diretora do Centro Colaborador da OPAS em Educação de Profissionais da Saúde, proferindo a palestra intitulada "Una experiencia de formación en salud pública con enfoque interprofesional: resultados y lecciones aprendidas".
A mesa redonda sob o tema "La educación y práctica interprofesional. Estrategia para proporcionar cuidados integrales en el marco de la Atención Primaria de Salud" contou ainda com a participação de Dr. Ramón Esperón, presidente da Associação Mexicana de Faculdades e Escolas de Medicina (AMFEM), Dr. Luis Huarachi Quintanilla, presidente da Associação Peruana de Faculdades e Escolas de Medicina (ASPEFAM), e Dra. Vilma Bojorque Iñiguez, decana da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Cuenca e presidenta da Associação de Faculdades e Escolas de Medicina do Ecuador (AFEME).
Naquela oportunidade, Rosa Souza destacou o protagonismo da experiência brasileira que também gerou a produção de duas publicações: “A educação interprofissional e o trabalho colaborativo no enfrentamento da pandemia da covid-19” e "As experiências da prática em Educação Interprofissional na RedEscola. Compartilhando lições e aprendizados”, além de uma pesquisa intitulada “A Educação Interprofissional: construindo evidências a partir da nova formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública”.
E, por fim, conclamou a todas as autoridades presentes a adotarem nos currículos de formação, seja em qualquer modalidade, cursos de curta duração, graduação e pós-graduação, assim como o enfoque da interprofissionalidade para o trabalho colaborativo na saúde, visando qualificar o ensino para responder de forma mais efetiva e consistente às demandas e necessidades de saúde dos povos da nossa região.
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional
ENSP Internacional
Nenhum comentário para: ENSP é destaque na XXVII Conferência da ALAFEM em Lima
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



