Selecionado pelo PrInt, pesquisador da ENSP realizará pesquisa sobre literacia em saúde com jovens em Portugal
Por Barbara Souza
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) André Pereira Neto foi um dos selecionados para ser Professor Visitante no Exterior pelo Projeto de Internacionalização da Fiocruz, o Capes PrInt-Fiocruz. Ele atuará no Digital Media and Interaction Research Center, o DigiMedia, da Universidade de Aveiro, em Portugal, por três meses, a partir de setembro de 2023. André Pereira Neto desenvolverá a pesquisa “Medindo níveis de literacia midiática em saúde com jovens portugueses”. Ele atuará afiliado à pesquisadora portuguesa Ana Margarida Almeida.
Os resultados da pesquisa a ser feita por André Pereira Neto deverão indicar que percepção e habilidades os participantes têm para encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis na Internet. Essas informações vão subsidiar o “Yo-media: Youngsters' Media Literacy in Times of Crisis”, projeto do DigiMedia que vai realizar atividades de educação e treinamento em literacia midiática em saúde com jovens portugueses.
No texto da proposta contemplada pelo PrInt, André Pereira Neto destaca que especialistas e organismos internacionais como a Unesco “consideram prioritárias iniciativas de literacia midiática que visam criar um conjunto de competências que habilite os cidadãos a acessar, recuperar, compreender, avaliar, utilizar, criar e partilhar informações e conteúdos mediáticos em todos os formatos, utilizando várias ferramentas, de forma crítica, ética e eficaz, incluindo atividades pessoais, profissionais e sociais”. Ele afirma ainda que a literacia midiática é considerada uma das alternativas de combate às fakenews, grave problema contemporâneo.
“Na área da comunicação e saúde a literacia midiática é um ponto estratégico em um contexto cada vez mais dominado pelas tecnologias de informação e comunicação. Ao aprender a discernir fato de fake o jovem poderá aproveitar todas as potencialidades que as mídias digitais oferecem. A literacia midiática em saúde pode expandir as capacidades do cidadão visando a realização de medidas voltadas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças”, afirma André Pereira Neto no projeto.
O Programa Institucional de Internacionalização da Capes lançado pelo Edital 41/2017, o Capes PrInt, tem o objetivo de: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutores e docentes para o exterior, e atrair docentes do exterior e recém doutores com experiência no exterior para o Brasil; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; E, por fim, integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.
O Projeto de Internacionalização da Fiocruz, o Capes PrInt-Fiocruz, foi criado em 2018 para concorrer ao edital mencionado, tendo sido aprovado com os programas da Fiocruz que apresentaram notas 5, 6 e 7 na avaliação quadrienal. O projeto está estruturado em 3 (três) Redes Integrativas Temáticas, cada uma delas com 3 (três) projetos, abarcando 16 (dezesseis) Programas de Pós-Graduação, de 9 (nove) unidades da Fiocruz, sendo elas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A previsão de duração do projeto é de 5 anos, iniciando-se em 2019 e finalizando em 2023.
Nenhum comentário para: Selecionado pelo PrInt, pesquisador da ENSP realizará pesquisa sobre literacia em saúde com jovens em Portugal
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



