O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde

ícone facebook
Publicado em:30/05/2016
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento institucional da Escola de Governo em Saúde do Instituto Nacional de Saúde de El Salvador, a ENSP recebeu a visita, neste mês de maio, de uma delegação do referido instituto. Trata-se de uma atividade de cooperação internacional com a instituição, cuja missão é tornar-se referência em pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos em saúde para El Salvador. O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, ressaltou a honra da Escola em participar dessa parceria, não apenas por já existir a tradicional colaboração com o país, mas, segundo ele, especialmente porque esse acordo segue a linha do programa de ação da Escola de Governo em Saúde, que visa fundamentar e fortalecer as capacidades formativas em saúde pública de toda a região latino-americana, para apoiar e consolidar os programas, serviços e sistemas de saúde. Assista ao depoimento do coordenador de Escola de Governo em Saúde do Instituto Nacional de Saúde de El Salvador, Mauricio Eduardo Salazar Marroquín, e de Frederico Peres sobre as expectativas em relação a atividade de cooperação e os principais desafios da formação em saúde pública em El Salvador.
 
 
 
O acordo de cooperação entre as duas instituições será assinado no segundo semestre de 2016, quando acontecerá a visita técnica da ENSP em El Salvador, o que oficializará o apoio para a estruturação da Escola de Governo de El Salvador, assim como o fortalecimento da educação a distância no referido instituto.   
 
A assessora de Cooperação Internacional da ENSP, Ana Laura Brandão, também frisou que essa iniciativa coaduna-se à missão da Vice-Direção da Escola de Governo da ENSP, que é organizar as capacidades institucionais de ensino, pesquisa, serviços e gestão, a fim de apoiar, fortalecer e aprimorar serviços, programas e sistemas de saúde pública no Brasil e demais países. “No âmbito da Cooperação Internacional, é sempre muito relevante ter a possibilidade de compartilhar experiências e aprender com outras instituições e países a organização e execução das ações de formação em saúde pública”, analisou Ana Laura. 
 
A comitiva que esteve na ENSP foi composta de seis integrantes: o coordenador de Escola de Governo em Saúde, Mauricio Eduardo Salazar Marroquín; o responsável por supervisionar projetos e desenhar planos de formação tecnológica, Roberto Antonio Cabezas Castro; a integrante da equipe de planejamento e apoio à gestão, Susana Margarita Zelaya Quezada; a integrante da equipe pedagógica do Instituto, Marlin Cristable Renderos; e o responsável pela área de formação continuada de recursos humanos, Vicente Alverto Artola Arita – todos do Instituto Nacional de Saúde –; além da docente da faculdade de medicina da Universidade de El Salvador, Miriam Cecilia Recinos de Barrera. 
 
Ao longo da visita, a equipe de El Salvador teve a oportunidade de aprofundar questões sobre os modelos e estratégias desenvolvidas no âmbito de uma Escola de Governo em Saúde; conhecer a experiência desenvolvida pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública; compreender o processo de organização de projetos educacionais na modalidade da Educação a Distância;  conhecer o processo de configuração e ferramentas disponíveis na plataforma Moodle (plataforma de aprendizado utilizada no ensino a distância) para fortalecer as iniciativas formativas já desenvolvidas pela Escola de Governo de El Salvador.
 
ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde
 
Durante a visita, que ocorreu de 9 a 13 de maio, o grupo se reuniu com o diretor da ENSP, Hermano Castro; o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP), Frederico Peres; a assessora de Cooperação Internacional (ACI/ENSP), Ana Laura Brandão; o secretário executivo da Rede dos Institutos Nacionais de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Rins/Unasul), Felix Rosenberg; o assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz) e colaborador da Rede de Institutos de Saúde e da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul, Sebastian Tobar; o assessor do Cris/Fiocruz, Álvaro Matida; a integrante da equipe técnica da ACI/ENSP, Maria Pasionaria Blanco Centurión; e o assessor da Secretaria Técnica da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Francisco Salazar. 
 
No que se refere à equipe de Educação a Distância da ENSP, também participaram da visita a coordenadora de EAD/ENSP, Lúcia Dupret; as assessoras pedagógicas, Tatiane Nunes e Ana Paula Abreu; o coordenador de tecnologia, Mauricio de Seta; os integrantes da equipe de tecnologia da informação, Alex Amorim e Tarsicio Rosa; e a coordenadora de Projeto Educacional, Henriette dos Santos.   
 
O Instituto de El Salvador foi criado recentemente. Sua história teve início no ano de 2010, a partir de um Acordo Ministerial. Ele foi estabelecido com base na Reforma de Saúde e surgiu como resposta às necessidades de atenção à saúde para toda população salvadorenha. 
 
Conforme ressaltado pelo vice-diretor da ENSP, Frederico Peres, a relação de parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e o Ministério da Saúde de El Salvador já vem de longa data, com cooperações técnicas, visitas e pesquisas. No ano de 2014, a médica e ex-ministra da Saúde de El Salvador María Isabel Rodríguez recebeu, na ENSP, o título de Doutora Honoris Causa, outorgado pela Fiocruz, por ser um ícone da área que sempre trabalhou em prol de uma saúde pública integral e de qualidade para os povos da América Latina.

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa Vídeos

Nenhum comentário para: ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.