Fiocruz amplia parceria com instituições de saúde peruanas

O plano de trabalho, que será detalhado, revisado e concluído até julho deste ano, prevê a formação de recursos humanos em saúde, que será promovida pela ENSP; a transferência de tecnologia para a produção de medicamentos e reagentes diagnósticos; e o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas cientificas conjuntas. Segundo Cabezas, a parceria ajudará a solucionar alguns dos principais problemas no campo da saúde atualmente enfrentados pelo Peru. “Em nosso país, falta capacidade de gestão no sistema de saúde e sofremos com a ausência de técnicos de saúde pública que atuem no controle de enfermidades endêmicas como dengue e malária”, explicou ele, dizendo ainda que “o apoio da Fiocruz, que conta com uma escola politécnica, vai nos ajudar nessa questão, além de nos dar auxílio na produção de medicamentos contra a tuberculose e a malária, enfermidades que atualmente mais afetam nosso país“.
No campo de RH, na área de pós-graduação, a Fiocruz, por meio da ENSP, oferecerá a profissionais do Ministério da Saúde do Peru uma segunda edição do mestrado em Saúde Pública com ênfase em gestão de serviços e um curso de especialização em Gestão Hospitalar. Para o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas científicas conjuntas, a Fiocruz e o INS/Peru definirão os temas comuns prioritários para a consecução de pesquisa e desenvolvimento centrados nas doenças infeciosas e parasitárias negligenciadas, emergentes, reemergentes e no desenvolvimento de sistemas de saúde.
A parceria também inclui um curso de especialização para técnicos em saúde pública focado em saúde e ambiente, incluindo controle de vetores. Na área de produção de medicamentos e reagentes diagnósticos, será realizada a transferência de tecnologia para a produção de medicamentos antimaláricos e tuberculostáticos, que engloba ainda capacitação de RH. Para a concretização dessa iniciativa, uma delegação brasileira formada por representantes do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visitará o Peru até junho deste ano. A produção dos medicamentos, assim como a capacitação de RH para que ela ocorra, será realizada até dezembro deste ano.
Segundo o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, “a parceria vai ampliar a cooperação já existente entre a Fundação e instituições de saúde peruanas, pois tem como foco não somente a consolidação do INS/Peru, mas também a capacitação de recursos humanos e a transferência de tecnologias, medicamentos e reagentes diagnósticos”. Ele também frisou que a cooperação será de grande valia para o sistema de saúde peruano, já que auxiliará o país na configuração de uma reforma sanitária em busca de um sistema único de saúde.
“Ao contrário do Brasil, que já realizou essa unificação na saúde, o sistema de saúde peruano ainda está dividido e busca fazer uma reforma sanitária ao seu estilo, olhando a experiência brasileira. Essa parceria vai ajudar o Peru em muito em termos de saúde pública, vigilância sanitária e produção de medicamentos e insumos para a saúde”, concluiu.
(Imagem de capa: Peter Ilicciev)
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Nenhum comentário para: Fiocruz amplia parceria com instituições de saúde peruanas
Comente essa matéria: