Saúde global: ENSP tem forte participação em congresso

A atividade foi organizada pela Aliança Latino-Americana de Saúde Global (Alasag) e a Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile. Entre os temas de trabalhos e linhas de estudo apresentados por pesquisadores da ENSP estão saúde ambiental, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável; globalização e trabalho; saúde global, acesso a medicamentos, cooperação Sul-Sul e inovação e educação para a saúde global.
O congresso também pretendeu contribuir para despertar a atenção da América Latina e do Caribe para os temas mais prementes da agenda mundial sobre saúde e desenvolvimento, como o impacto da crise econômica, os movimentos e conflitos sociais e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento foi um espaço de discussão e propostas para avançar rumo a uma maior equidade e justiça social em todos os países do mundo e entre eles.
O ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, atual diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e ex-diretor da ENSP, Paulo Buss, participou do congresso como comentarista da conferência magna, intitulada Crises econômicas e seu impacto na saúde. Já os pesquisadores do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) Carlos Machado e Jorge Machado apresentaram, respectivamente, os temas Saúde ambiental, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável e Globalização e trabalho: desafios e oportunidades. €‹Em outra atividade do congresso, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e pesquisador da ENSP, Jorge Bermudez, fez uma apresentação na mesa Indústria farmacêutica e acesso a medicamentos.
A Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas (Resp/Unasul) esteve presente no evento e foi representada pela integrante da Assessoria de Cooperação Internacional da Escola (ACI/ENSP) Ana Laura Brandão. Na ocasião, foi possível fortalecer cooperações desenvolvidas no âmbito da Resp/Unasul com as instituições participantes do encontro. A ENSP, por meio da Rede, já realiza diversos projetos e acordos de cooperação técnica e em pesquisa com a Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende, da Universidade do Chile. A Rede apoia políticas de Estado e de governo para a promoção de maior governança sobre processos de formação de recursos humanos para a saúde, por meio de articulação entre escolas de saúde pública com mandatos de escolas de governo e os Ministérios da Saúde da região.
Nenhum comentário para: Saúde global: ENSP tem forte participação em congresso
Comente essa matéria: