Pesquisadores apresentam história e avanços da paleoparasitologia em Ceensp
Os legados e as perspectivas da paleoparasitologia na Fiocruz foram o tema da mais recente edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos (Ceensp) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Realizado nesta quinta-feira (12/11), o evento está disponível, na íntegra, no canal da ENSP no Youtube. Assista!
A atividade abordou a consolidação do campo de estudo no Brasil e revisitou a trajetória do Grupo de Pesquisa em Paleoparasitologia e Paleoepidemiologia da Fiocruz. Atualmente vinculado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) e registrado nos Grupos de Pesquisa do CNPq, ele é um dos mais antigos da instituição. Criado em 1988, por iniciativa do pesquisador Adauto Araújo, o grupo deu início à paleoparasitologia como linha de investigação científica.
“Essa linha de pesquisa traz o estudo das doenças no eixo do tempo, com o objetivo de compreender a saúde humana em uma perspectiva histórica mais ampla”, explicou a pesquisadora Sheila Mendonça, do Densp/ENSP, na abertura da atividade. A coordenadora do Ceensp destacou a natureza interdisciplinar do campo, que articula dimensões biológicas, ambientais, sociais e culturais.
“O propósito do grupo é conhecer, ao longo do eixo do tempo, as parasitoses e outros agravos em suas condições atuais e pregressas. Sua missão é formar, colaborar e contribuir para a produção de novos conhecimentos sobre saúde, com o objetivo de construir um legado”, reforçou.
A pesquisadora refletiu que, em tempos de transitoriedade e mudança, é importante reconhecer e pensar sobre a permanência expressa na longa história do grupo na área acadêmica. Segundo Mendonça, ao longo de décadas, o coletivo desenvolveu trabalhos, ampliou suas atividades e consolidou uma produção e um legado de múltiplas expressões, que atualmente fortalecem seus vínculos com parceiros e instituições nacionais e internacionais.
O encontro contou com a participação dos pesquisadores Ricardo Guichon, do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) e do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Humana da Universidade del Centro de Buenos Aires; Alena Mayo Iniguez, do Laboratório de Parasitologia Integrativa e Paleoparasitologia (LPIP) do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz; e Marcia Chame, do Laboratório de Paleoparasitologia e Ecologia da ENSP/Fiocruz e curadora da coleção científica CPFERA, também da Fiocruz.
Nenhum comentário para: Pesquisadores apresentam história e avanços da paleoparasitologia em Ceensp
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



