Busca do site
menu

Pesquisadoras do Cesteh contribuem com reflexões sobre assédio moral e o trabalho plataformizado em e-book

ícone facebook
Publicado em:18/08/2025
Por Marcello Gaute*

Pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) assinaram dois capítulos do e-book Psicologia e Trabalho Digno: desafios ético-políticos e enfrentamentos na contemporaneidade, lançado no início do mês. Os textos — que abordam temas centrais do debate sobre saúde do trabalhador — destacam o assédio moral nos ambientes de laboratórios e a realidade e vivências de motoristas e entregadores por aplicativos.


A vice coordenadora de pesquisa do Cesteh, Luciana Gomes, é uma das autoras do capítulo “A violência laboral e o assédio moral como forma de gestão do trabalho no capitalismo do seculo XXI”, que investiga os efeitos do assédio no trabalho e as condições de saúde dos trabalhadores. A análise mostra referências do trabalho com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrando a violência moral que os trabalhadores sofrem no mundo laboral atual.

Segundo Luciana, “o assédio moral não é um problema individual. Ele reflete estruturas sociais, culturais e institucionais que impactam diretamente a saúde dos trabalhadores, com consequências que atingem também as famílias, as organizações e toda a sociedade”.

O capítulo mostra a má gestão e a precarização sofrida pelos trabalhadores. Segundo o texto, esse tipo de violência não é um desvio de conduta isolado, mas parte de um projeto de gestão voltado ao resultado, que intensifica a exploração e contribui para o adoecimento físico e mental. Na publicação, Luciana Gomes defende a criminalização desses casos e a necessidade de uma intervenção institucional, para enfrentar a raiz do problema, não somente a pessoa. 

Já o capítulo “Pesquisa-formação em saúde e trabalho: uma construção com entregadores(as) e motoristas no contexto da uberização” mostra a experiência em parceria com trabalhadores de empresas-plataformas. Com a participação das pesquisadoras Letícia Pessoa Masson e Muza Clara Chaves Velasques, o texto relata o percurso coletivo de formação e produção de conhecimento com base nas vivências dos trabalhadores.

“Criamos um espaço de discussão fundado na análise de experiências e na interfecundação de saberes, com vistas à reflexão e ação sobre saúde, direitos trabalhistas e organização coletiva. A construção de uma linguagem comum e de relações de confiança foi essencial nesse processo formativo”, diz Letícia Masson.

O texto fala principalmente sobre os encontros realizados com os motoristas e entregadores, que relataram as suas experiências na informalidade como jornadas exaustivas e falta de direitos. Além disso, as pesquisadoras destacam a importância de superar a lógica hierárquica na produção de conhecimento e de reconhecer o valor das experiências e saberes como fundamento para ações coletivas.

O livro completo está disponível para leitura no site do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, clicando aqui

*Supervisão Thamiris Carvalho 



Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Pesquisadoras do Cesteh contribuem com reflexões sobre assédio moral e o trabalho plataformizado em e-book