Busca do site
menu

Residências multiprofissionais da ENSP marcam presença no 13° Encontro Nacional de Residências em Saúde

ícone facebook
Publicado em:09/11/2023
Por Barbara Souza

Nesta semana, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participa do 13° Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS), em Fortaleza (CE). A coordenadora-geral da Residência Multiprofissional da Saúde da Família da ENSP, Mirna Teixeira, e a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador do Cesteh/ENSP, Giselle Goulart, junto com a coordenadora adjunta, Andreia Menezes, estão presentes no evento. Realizada de 6 a 9 de novembro, esta edição tem como tema “Movimento Nacional de Residências em Saúde – estratégias de resistências na defesa da formação profissional do SUS”. O evento ocorre anualmente desde 2012 e, desta vez, adotou o formato híbrido, com atividades presenciais transmitidas on-line. As mesas podem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube

O ENRS é organizado pelos Fóruns Nacionais de Residentes, Coordenadoras(es); Preceptoras(es) e Tutoras(es) e Apoiadoras(es) que compõem o Movimento Nacional de Residências. Cada coletivo formado pelos diversos atores vai elaborar uma carta elencando pontos para melhoria dos programas de residência. As cartas serão entregues ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação (MEC). O evento agrega diversos atores que compõem as residências em saúde: coordenadores, tutores, preceptores e residentes. Além de promover interação e integração entre eles, o encontro também tem o objetivo político de fortalecimento e criação da Política Nacional de Residências, com a presença do Ministério da Saúde. Há debates temáticos sobre a política, assédio, e outros temas fundamentais. “É um espaço de articulação e um momento para pensar os principais desafios que são enfrentados pelas residências em saúde, que são muitos”, destacou Mirna Teixeira. 

A Comissão Organizadora tem se reunido desde março deste ano e chegou a realizar uma Conferência Livre Nacional de Residências em Saúde, em maio, que contribuiu para a ampliação dos debates para a construção da programação do 13º ENRS. 


Além de ser um encontro com debates temáticos sobre a política, assédio, e outros temas considerados fundamentais para as residências, o evento também visa ser um espaço de articulação entre os diversos atores que compõem as residências em saúde. “Minha expectativa é nos fortalecer com outros coordenadores, conhecê-los presencialmente, seus desafios e potencialidades, trocar ferramentas de trabalho e, além disso, fortalecer o coletivo de coordenação para levar nossas demandas ao MEC e ao Ministério da Saúde”, disse a coordenadora-geral da Residência Multiprofissional da Saúde da Família da ENSP. Mirna Teixeira ressaltou ainda a participação da RMSF no evento: “nós apresentamos cinco trabalhos enquanto coordenação da Residência Multiprofissional da Saúde da Família e nossos residentes também enviaram trabalhos, tanto presencialmente quanto virtualmente. Portanto, também está sendo uma oportunidade de divulgação e disseminação dos produtos, das novas tecnologias, das inovações desenvolvidas dentro do nosso programa”.

RMSF/ENSP apresentou trabalhos no 13º Encontro Nacional de Residências e Saúde

Já a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador, Giselle Goulart, falou sobre a relevância de participar do ENRS, considerando que o curso é recente, pois foi aprovado em 2020. "É muito importante para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador ter representação nesse encontro. A participação presencial facilita a troca de experiências e o fortalecimento de uma rede de colaboração e de trabalho, principalmente porque o programa é muito novo, aprovado em 2020, em um período atípico,  por conta da pandemia", afirmou.

Giselle Goulart falou sobre a importância de participar de uma rede de residências para conseguir realizar uma maior troca sobre processo pedagógico, sistemas de gerenciamento dos cursos, além da possibilidade de trabalhar com os ministérios da Educação e da Saúde. "O encontro prevê a elaboração de um documento, onde podemos fazer apontamentos sobre todos os processos que impactam em nosso trabalho, encaminhamentos que serão direcionadas aos ministérios da Educação e da Saúde".



Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Residências multiprofissionais da ENSP marcam presença no 13° Encontro Nacional de Residências em Saúde