Busca do site
menu

ENSP promove oficina para implantação e implementação de ouvidorias do SUS, em parceria com OuvSUS/MS

ícone facebook
Publicado em:16/09/2025
Por Gustavo Nunes

Nos dias 11 e 12 de setembro, em São Luís do Maranhão, foi realizada a primeira oficina regional Nordeste I, dedicada à implantação e implementação dos serviços de ouvidorias do SUS. A atividade integrou o projeto 'Fortalecimento da gestão, da participação social e das ouvidorias do SUS', desenvolvido pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS/Ministério da Saúde, sob a coordenação da pesquisadora Rosa Souza, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ ENSP).

A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do projeto e de Leonardo Maia, coordenador de Gestão da Informação em Ouvidorias do SUS, representando a Ouvidora-Geral do SUS, Maria Eufrásia Lima. Também participaram Glinoel Garreto, superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão; Priscila Uchôa, superintendente de Educação em Saúde da SEMUS, representando a Ouvidoria Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís; Raquel Mainoth, ouvidora estadual do SUS, representando o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes; e Maria Raimunda Rudakoff, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão.


Ao longo dos dois dias, o evento reuniu 82 participantes, entre ouvidoras e ouvidores dos Estado do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A programação promoveu debates para definir o papel das esferas federal, estadual, regional e municipal na Rede Nacional de Ouvidorias do SUS e a construção coletiva de estratégias para orientar a atuação dos entes federados na implantação e implementação das Ouvidorias do SUS, a partir dos seguintes temas: Educação Permanente, Divulgação e Sensibilização, Monitoramento e Avaliação, Papel do Gestor, Estrutura mínima para funcionamento, Relatórios padronizados, Descentralização, Regionalização e Financiamento.


Com participação ativa, os grupos - nomeados em homenagem às especificidades territoriais e culturais da região- elaboraram propostas que reforçam o papel das ouvidorias como instrumentos de democratização da gestão em saúde, ampliando o diálogo entre Estado e sociedade e contribuindo para o fortalecimento da gestão e da participação social no SUS.


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: ENSP promove oficina para implantação e implementação de ouvidorias do SUS, em parceria com OuvSUS/MS