ENSP lança livro sobre emergência climática e Escolas de Saúde Pública na América Latina
Publicado pela Editora Rede Unida, o livro conta com contribuições de 56 autores latino-americanos, entre acadêmicos, atores da prática e estudantes. A publicação busca aproximar as diferentes estratégias utilizadas para a formação de sanitaristas frente a desafios impostos pela emergência climática na saúde pública, destacando o papel estratégico das Escolas de Saúde Pública no enfrentamento da “crise de crises”, com um olhar sobre a América Latina.
Organizado em três partes, o livro se estrutura a partir de uma discussão sobre os diferentes processos de determinação socioambiental da chamada “crise de crises” (interrelações entre as crises climática, sanitária, econômica, política e social, entre outras) para, em seguida, apresentar contribuições de diferentes instituições formadoras em Saúde Pública da América Latina, direcionadas ao avanço no conhecimento e nas estratégias para o enfrentamento da emergência climática, bem como de suas consequências sobre a saúde de indivíduos e grupos da população na região.
Segundo os organizadores, os desequilíbrios observados no clima regional têm consequências significativas para a saúde pública regional como um todo, no entanto, afetam desproporcionalmente os grupos populacionais mais vulnerabilizados, impactando, também, os serviços, programas e sistemas de saúde latino-americanos. “Nesse contexto, a organização regional do setor Saúde deve se antecipar e se preparar para responder às diversas necessidades dos indivíduos e grupos da população e, para tanto, torna-se estratégico pensar e fortalecer a formação e atualização de conhecimentos dos sanitaristas da região, habilitando esses profissionais a compreender o papel da emergência climática nos processos de determinação socioambiental da saúde, de forma a articular as principais forças motrizes globais às situações produzidas localmente”, destacam Menezes e Peres.
A obra conta com prefácio escrito pelo ex-diretor da ENSP, pesquisador emérito e ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Participam, ainda, como autores de capítulos do livro, os pesquisadores da ENSP, Ana Laura Brandão, André Périssé, Elaine Savi, Rosely Magalhães, Fernando Verani, além dos pesquisadores aposentados José Wellington Araújo e Tizuko Shiraiwa.
O livro está disponível para download gratuito no site da Editora Rede Unida.
Nenhum comentário para: ENSP lança livro sobre emergência climática e Escolas de Saúde Pública na América Latina
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



