Dificuldade de acesso à rede de assistência é principal causa de subnotificação de casos de Covid-19, segundo pesquisador

Rivaldo Venâncio: ‘Nosso gargalo está mais no acesso à rede de assistência do que na falta de testes’
Vários países, em escalas diferentes, sofreram e estão sofrendo com a pandemia de Covid-19. O Brasil, no entanto, tem um sofrimento diferenciado em relação aos demais, pois já vivenciava uma crise sanitária intensa, decorrente de medidas que incidem sobre seu sistema de saúde. A avaliação é do médico infectologista Rivaldo Venâncio, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/ENSP), nesta entrevista para o blog do Centro.
“Já passávamos por uma redução drástica da Rede de Atenção Primária, com o congestionamento da rede de urgência e emergência, sobretudo nas regiões metropolitanas e o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde”, observa.
Para o pesquisador, a chegada da Covid-19 no Brasil evidencia esse cenário prévio e o agrava. “Temos uma verdadeira crise humanitária vivida pelo Brasil, que, infelizmente, ao que tudo leva a crer, tenderá a piorar nas próximas semanas e no próximo mês.”
O pesquisador destaca, ainda, que a subnotificação de casos de Covid-19, que dificulta a maior clareza sobre o comportamento da doença no país, deve-se em grande medida não à falta de testes, mas sim à dificuldade de acesso da população à rede de atenção onde esses testes e a amostra clínica possam ser colocados. “Temos dificuldade de entrada na rede assistencial, em especial, na Rede de Atenção Primária, em que esses casos leves e moderados seriam prioritariamente atendidos.”
Confira, aqui, a íntegra da entrevista.
Fonte: CEE
Nenhum comentário para: Dificuldade de acesso à rede de assistência é principal causa de subnotificação de casos de Covid-19, segundo pesquisador
Comente essa matéria: