Tuberculose: atividades de promoção da saúde marcam data comemorativa
O dia 24 de março é lembrado como Dia Mundial da Tuberculose. E o Ministério da Saúde, por intermédio da Portaria nº 2.181/2001, instituiu a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. Os objetivos da iniciativa visam a concentração de esforços na divulgação da doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento, a mobilização de gestores e movimentos da sociedade civil. Em alusão à iniciativa, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e a Clícica Victor Valla realizam atividades para alertar sobre a doença.
Centro de Saúde Escola e Clínica Victor Valla
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e a Clínica da Família Victor Valla, com o apoio do Museu da Vida, realizaram atividades nesta terça-feira em suas salas de espera. A programação segue até dia 26 de março, com apresentação de teatro e rodas de conversa para profissionais de saúde, além do tradicional camelô educativo, uma iniciativa de promoção e educação em saúde, cujo objetivo é informar e sensibilizar a comunidade de Manguinhos nas questões de saúde.
De acordo com a médica do Centro de Saúde Celina Boga, a tuberculose é uma doença infecto contagiosa, muito antiga, também conhecida como tísica pulmonar. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente, aspira esses bacilos e pode também adoecer. Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por um período de até oito horas, ainda mais quando o domicílio não é ventilado e arejado.
Confira a programação da semana:
25/3 – 10h – Teatro no Museu da Vida com crianças das escolas do território Manguinhos, com a peça O aprendiz de Feiticeiro de Maria Clara Machado, com o apoio do ator Pablo Aguiar nas intervenções artísticas nas clínicas.
26/3 – 14h – Centro de estudos do Teias Manguinhos na Tenda com apresentação de esquete e roda de conversa para os profissionais de saúde e atividades do camelô educativo
Mostra de tuberculose no Hélio Fraga
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga realizará, no dia 26 de março, mais uma edição da Mostra ENSP de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose. Em seu quinto ano de realização, o evento está marcado para às 9 horas, no auditório I do CRPHF, com a cerimônia de abertura a ser proferida pelo chefe da unidade, o pesquisador Otávio Porto.
Na sequência, haverá exposição da peça teatral produzida pelo Nerj/MS, além da exposição sobre tabagismo promovida pelo doutor Alexandre Milagres, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A V Mostra também realizará um seminário do Serviço de Pesquisa, elaborado pelo CRPHF, e a exposição Manguinhos Revelado. O evento contará com a participação dos alunos da Rede Pública Municipal de Educação.
Para o Chefe do Hélio Fraga, Otávio Porto, é importante alertar para a doença e o preconceito que a cerca. “Mais uma vez o Hélio Fraga realiza uma atividade em alusão ao controle da tuberculose. Teremos palestras fazendo menção ao uso do tabagismo e sua interferência nos quadros de infecção respiratória e outra conferência abordando as novas descobertas no campo da doença. A participação dos alunos da rede municipal é de extrema importância para alertarmos sobre o tabagismo nessa fase de risco para início da prática. Também é necessário faze-los entender o que é a tuberculose e alertar para o preconceito que envolve a doença”.

Serviço:
Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Estrada do Curicica 2000 - Curicica
Museu da Vida
Av. Brasil, 4365, Manguinhos
CEP 21045-900 - Rio de Janeiro
Seções Relacionadas:
Assistência
Assistência
Nenhum comentário para: Tuberculose: atividades de promoção da saúde marcam data comemorativa
Comente essa matéria: