Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertas

O curso é voltado especificamente para os profissionais do setor público inseridos nos serviços de saúde. Seu conteúdo tem por objetivo atender às necessidades cotidianas destes profissionais com uma produção de conhecimento proveniente e voltada para essa realidade. O curso pretende ainda contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e a consolidação do SUS.
O mestrado é coordenado pelos pesquisadores da ENSP Paulo Cesar Basta e Jesus Ramos e pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz) Maria de Fátima Militão Albuquerque e Haiana Charifker Schindler. A Escola e o CPqAM apresentam esta proposta de mestrado profissional de consórcio em epidemiologia e Saúde Pública após experiências bem-sucedidas com turmas anteriores de mestrado nessas áreas.
"Entendemos esse mestrado profissional como uma iniciativa pioneira, direcionada exclusivamente para o controle da TB, e concebida no formato de consórcio, a partir da construção coletiva com o Hélio Fraga e o Departamento de Endemias, na ENSP, e o Aggeu Magalhães. O curso surge com o objetivo de atualizar e proporcionar uma formação em serviço continuada para aqueles que são os verdadeiros militantes dessa causa", disse o pesquisador Paulo Basta.
Com a formação, o que se procura é responder às demandas de formação de gestores e profissionais de saúde nas áreas focadas pela ementa do curso. A iniciativa está em consonância com as novas metas de desenvolvimento do milênio, delineadas durante a 67ª Assembleia Mundial de Saúde. Nessa ocasião, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a estratégia global Pós-2015, e esta proposta visa capacitar profissionais de saúde para incrementar as ações de vigilância e controle da tuberculose. A iniciativa está também alinhada às Portarias GM/MS nº 1.378, de 2013 e GM/MS nº 3.276, de 2013 e à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde.
O curso apresenta estrutura modular e será realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas-aula cada. Sua duração é de 24 meses e seu início está previsto para 17 de dezembro de 2014. São oferecidas 25 vagas.
Confira no edital todas as informações sobre inscrição, objetivos, público alvo, entre outras.
Confira no edital todas as informações sobre inscrição, objetivos, público alvo, entre outras.
Nenhum comentário para: Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertas
Comente essa matéria: