Caminhada busca promover valorização de Manguinhos
A Iniciativa Teias-Escola Manguinhos e o Coletivo de Integração dos Artistas da Grande Benfica (CIAB) farão um passeio turístico/temático de conhecimento e reconhecimento do território com 40 estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 27 de maio. O ponto de encontro será em frente à Clínica da Família Victor Valla (CFVV), às 9 horas.
A ideia é percorrer os equipamentos sociais, as obras do PAC - as habitações (construção e demolição), vias publicas, o transporte e a Capela São Daniel, construída no final da década de 50, século XX, e inaugurada em 1960 com a presença de Juscelino Kubitschek. A Capela possui 14 quadros da Via Sacra pintados por Guignard. A igreja é um dos primeiros projetos de Oscar Niemeyer em uma favela, embora o arquiteto não tenha incluído essa construção em seu livro Igrejas de Oscar Niemeyer, lançado em agosto de 2011 pela Editora Nosso Caminho.
Essa caminhada faz parte do projeto do Teias Conhecendo Manguinhos, que pretende promover a valorização do lugar e fortalecer o orgulho de morar em Manguinhos, implicando as práticas da comunidade – sua culinária, suas danças, suas crenças e atividades esportivas, contribuindo com um novo olhar de e para este território para que impulsione um viver com melhor qualidade.
Vivenciar o território é uma afirmação da identidade cultural. É criar um elo, um vínculo, despertar a noção de pertencimento. Convidamos a todos para essa iniciativa saudável e afirmativa. Outras caminhadas estão previstas; fiquem atentos a divulgação no Portal Teias em www.ensp.fiocruz.br/teias.
(Fonte: Joyce Enzler - jornalista Iniciativa Teias)