Busca do site
menu

ENSP promove acolhimento a pesquisadores visitantes

ícone facebook
Publicado em:28/07/2025
Por Danielle Monteiro

Esta quarta-feira (23) foi dia de acolhimento aos candidatos selecionados para o Programa Pesquisador Visitante da ENSP. O encontro teve como objetivo promover a integração entre todos os envolvidos na iniciativa e apresentar a Escola aos profissionais, que vão atuar em projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, assim como em atividades de ensino dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu da instituição.


Criado pela ENSP, por meio da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, o Programa Pesquisador Visitante integra a agenda estratégica institucional. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a implementação de projetos em áreas estratégicas e emergentes de conhecimento na ENSP; apoiar o desenvolvimento de projetos em linhas de pesquisa relevantes; e contribuir com o fomento às redes de colaboração em pesquisa científica e tecnológica, tanto nacional quanto internacional. Visa também colaborar para a inovação em áreas importantes de pesquisa da Saúde Pública/Saúde Coletiva; e contribuir para a formação de docentes e pesquisadores em campos estratégicos da Saúde Pública/Saúde Coletiva na área da Pós-graduação.


Os sete candidatos selecionados são doutores em diferentes áreas de conhecimento. Cada um deles será supervisionado por um servidor da ENSP em atividade de pesquisa e atuará em um dos perfis temáticos do programa. São eles: Laís Freitas, na temática ‘Ciência de dados e saúde’, Luciana Gonçalves, em ‘Transformação digital do Sistema Único de Saúde’; Thaíza de Carvalho, em ‘Migração e saúde’; Sofia Miranda, em ‘Mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e saúde’; Jonas dos Santos, em ‘Preparação e respostas dos sistemas de saúde às emergências em Saúde Pública’; Luciana de Moraes, em ‘Desigualdades sociais e iniquidades em saúde’; e Daniele Ferreira, em ‘Envelhecimento populacional e saúde’.


Os pesquisadores visitantes disseram que são positivas as suas expectativas em relação a sua atuação na Escola e se mostraram motivados a desenvolver pesquisas integradas e transversais aos diversos perfis temáticos do programa.

Ao iniciar a atividade, o diretor da ENSP, Marco Menezes, ressaltou a importância da parceria com a Presidência da Fiocruz para a realização do Programa Pesquisador Visitante em meio à crise do financiamento público que atravessa o país. Ele destacou que a chegada dos profissionais acontece em um momento de renovação do ciclo de gestão da ENSP, cujo lema de campanha foi ‘Ciência, democracia, diversidade – Uma Escola comprometida com o SUS’.


Menezes frisou que a definição dos sete perfis temáticos do programa são fruto de um amplo debate institucional, especialmente nas esferas do Conselho Deliberativo e do Colegiado de Pesquisa da ENSP. Segundo o diretor, eles convergem com o Programa de Incentivo à Pesquisa e Inovação na Escola, fortalecendo as ações institucionais nos campos da Saúde Pública e Coletiva, fundamentais para o enfrentamento dos atuais desafios. “Iniciar o ciclo de gestão já com programas como esse fortalece tudo o que discutimos ao longo da nossa campanha de gestão”, afirmou.

Segundo Menezes, a ideia é que a atuação dos pesquisadores visitantes ocorra de forma integrada e em diálogo com toda a Escola. Ele afirmou que o programa pode contribuir para a formação docente, o fortalecimento das redes colaborativas e a internacionalização das ações institucionais. O diretor também destacou que a atuação dos pesquisadores acontecerá em um contexto de fortalecimento da gestão democrática e participativa da Escola e de debates sobre as crises climática e hídrica, e sobre o reposicionamento da Fiocruz como instituição estratégica de Estado para a saúde.

A vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Andréa Sobral, definiu o Programa Pesquisador Visitante como uma iniciativa pioneira e conquista institucional. “A ideia surgiu também a partir da necessidade de termos mais pessoas que se sintam, de fato, institucionalizadas. O sentimento de ‘fazer parte’ da instituição é o que nos move enquanto pesquisadores”, ressaltou. 

Andréa discorreu sobre o programa e apresentou os campos de atuação da ENSP, assim como as iniciativas em Pesquisa e Inovação da Escola e as suas principais áreas temáticas de pesquisa. “A ENSP tem como missão formar profissionais, gerar e compartilhar conhecimento e práticas no sentido de promover o direito à saúde e a melhoria das condições de vida da população”, destacou.


A vice-diretora disse que os pesquisadores visitantes podem contribuir para a formulação de novas temáticas de pesquisa na ENSP. Ela propôs a transversalidade entre as linhas de pesquisa do programa, assim como a construção de espaços de diálogo com pesquisadores de outros departamentos da Escola e a integração com o Mais Meninas e Mulheres na Ciência. “A ideia é incentivarmos cada vez mais pesquisadoras a participar desse programa. Podemos também promover rodas de conversa entre as pesquisadoras visitantes e as participantes do Mais Meninas e Mulheres na Ciência”, disse. Andréa sugeriu, ainda, a integração com o Programa de Iniciação Científica da ENSP, que seleciona estudantes de graduação para participar de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da Escola: “A ideia é que os pesquisadores visitantes recebam também esses alunos”, explicou. 

Ela adiantou que uma das ações de acompanhamento e avaliação do programa será a realização do “Chá da VDPI com os pesquisadores visitantes e seus supervisores”. A atividade, que vai acontecer a cada semestre, será um momento de interação entre todos os participantes e vai envolver rodas de conversa, balanços e apresentações.

Fotos: Guilherme Auatt/ENSP

Seções Relacionadas:
Pesquisa Programa Pesquisador Visitante

Nenhum comentário para: ENSP promove acolhimento a pesquisadores visitantes