Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP publicam livro sobre Literacia em Saúde

ícone facebook
Publicado em:10/06/2021

Por Marcela Vieira 

Como compreendemos e avaliamos as diversas informações sobre saúde que recebemos? Como podemos usar essas informações para o nosso cuidado e para o cuidado do outro? Em tempos de pandemia, essas são questões ainda mais urgentes diante do excesso de notícias, diagnósticos e assuntos relacionados à saúde que alcançam as pessoas das mais diferentes formas. É nesse contexto que a Editora Fiocruz lança Literacia em Saúde. Integrante da coleção Temas em Saúde, o livro está disponível para aquisição, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Books

Na obra, o autor Frederico Peres, pesquisador da ENSP, e as autoras Karla Meneses Rodrigues, também pesquisadora da ENSP, e Thais Lacerda e Silva abordam o conceito de literacia em saúde, que está diretamente associado ao conjunto de habilidades e competências que cada indivíduo possui para buscar compreender, avaliar e dar sentido às informações sobre saúde. Para isso, os pesquisadores apresentam a trajetória do conceito e mostram como a literacia em saúde foi se constituindo, ao longo das últimas décadas, como elemento estratégico para o pensamento e as práticas relacionados ao campo da saúde em diferentes partes do mundo.

Ao longo de quatro capítulos, o título se estrutura a partir de uma série de debates que podem apoiar os mais diversos profissionais, acadêmicos e demais interessados no tema. No primeiro capítulo, os autores trabalham com as aplicações do conceito, seja no cuidado, na vigilância ou na promoção da saúde, em situações cotidianas que podem interessar aqueles que estejam trabalhando com questões relacionadas à interface educação e saúde, à promoção da saúde ou ao cuidado na relação médico-paciente. 

Em seguida, o capítulo dois mostra como a literacia em saúde vem sendo inserida paulatinamente nas políticas de saúde em diversas partes do mundo, incluindo a incorporação do conceito às políticas de saúde nacionais. Já o terceiro capítulo é marcado pela atualidade da maior crise sanitária e humanitária dos últimos tempos: a Covid-19. Nesse contexto, os três pesquisadores debatem a possibilidade e a pertinência de considerar a literacia em saúde nas mais diversas situações que foram deflagradas no combate e no enfrentamento à pandemia, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo. 

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.


Fonte: Editora Fiocruz
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP publicam livro sobre Literacia em Saúde