Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 15:11:34
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca encerrará mais um ano de atividades. Para comemorar, de 13 a 15 de dezembro, serão realizadas atividades científicas e culturais abertas a toda a comunidade Fiocruz. Na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 8 horas, terá início a exposição Frederico Simões Barbosa: da medicina tropical à saúde pública, no pátio da Escola. Já no dia 14, quarta-feira, será a vez da ação especial de Natal do projeto Livro em Movimento, exibição do documentário Catastroika e lançamento do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, no blog Tuberculose: circulando a informação. Todas as atividades da semana serão abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Participe!
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 14:37:26
A 39ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), aconteceu em Genebra, na Suíça. Durante a sessão de abertura, o diretor-executivo do Programa, Michel Sidibé, apresentou uma atualização sobre os progressos alcançados na resposta à Aids e destacou os futuros desafios e oportunidades. Em seu discurso de abertura, Sidibé falou sobre a necessidade de financiar adequadamente a resposta à Aids, especialmente a sociedade civil, para colocar o mundo na Via Rápida (Fast-Track) para a Aceleração da Resposta rumo ao fim da epidemia até 2030 como parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 12:45:24
O curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá, no dia 13 de dezembro, um encontro comemorativo aos 30 anos do curso. Com o título Memórias de estudantes: o curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na perspectiva dos egressos, o encontro está marcado para às 9h30, na sala 32 do prédio do Cesteh/ENSP. Foram convidados para falar no encontro os engressos Graça Alcantara, André Luiz Machado e Antonia Ignez. O pesquisador do Cesteh/ENSP Gideon Borges será o moderador da atividade, que é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 08/12/2016 12:32:27
No dia 19 de dezembro, apresentação de mestrado em Saúde Pública Prevenção e Vigilância em saúde do Trabalhador: avanços e desafios no âmbito do centro de referência em saúde do trabalhador do município do Rio de Janeiro, por Lorena Cristina Ramos Vianna, a partir das 9 horas, na sala 2 do salão internacional da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 16:06:32
O Canal Saúde deu destaque ao encontro Racismo e Saúde: um debate urgente e necessário no seu programa Em pauta na saúde. O evento foi organizado pelo pesquisador Paulo Bruno, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP e foi impulsionado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. O programa destacou que, ao contrário do que muitos argumentam, o racismo não foi superado no país. “As pessoas acham que racismo existe na subjetividade, que ele se limita a uma ofensa pessoal. A maioria das pessoas não conseguem enxergar o racismo institucional, não consegue entender o racismo epistemológico, entre outros. Portanto, a maioria delas não entende o racismo estrutural que está na sociedade”, ressaltou o teólogo e ativista do Coletivo Nuvem Negra, Rosilson Pacheco. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 15:09:13
Foram prorrogadas, até 25 de janeiro de 2017, as inscrições para o curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. 
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 14:30:25
O programa Mais Médicos teve importante contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, na opinião de participantes de seminário organizado na segunda-feira (5/12) pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. O evento teve como objetivo analisar os resultados dos três primeiros anos de implantação do provimento emergencial de médicos - um dos eixos do programa - e estabelecer uma agenda de pesquisas, fontes de financiamento e marcos comuns de avaliação. “A OPAS tem o compromisso de fomentar estudos e apoiar na divulgação dos resultados do Mais Médicos dentro e fora do Brasil, tendo em vista que os países das Américas têm desafios sanitários semelhantes e podem se beneficiar da experiência do programa”, afirmou o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Joaquín Molina.
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 14:19:15
A Fiocruz sediou, no final de 2016, o Seminário Internacional Álcool, Saúde e Sociedade, uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros com o objetivo de debater os aspectos epidemiológicos, históricos e culturais do consumo de álcool, assim como as políticas públicas no Brasil e na América Latina. A preocupação não é à toa. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), uma parceria entre o IBGE e a Fiocruz para o Ministério da Saúde, realizada em 2013, que teve a coordenação científica de Célia Landmann Swarcwald, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (Lis)/Icict, cerca de 24% da população com 18 anos ou mais consome bebida alcóolica uma vez ou mais por semana. Entre homens, a frequência é quase três vezes maior (36,3%) do que entre as mulheres (13%), variando de 18,8% na região Norte a 28,4% na região Sul.
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 14:05:27
No dia 15 de dezembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Concepções e práticas alimentares e corporais em mulheres com excesso de peso, por Tatiana Coura Oliveira, a partir das 13h30, na sala 405 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/12/2016 13:39:16
Na atual conjuntura, quando discussões políticas acaloradas debatem corte de gastos, prioridades dos investimentos públicos e recessão, falar sobre o papel da saúde no desenvolvimento do Brasil torna-se urgente. Dando subsídios para as discussões e aprofundando o tema, foi lançado, na sexta-feira, 2 de dezembro, o suplemento especial "Saúde, desenvolvimento e inovação no Brasil", dos Cadernos de Saúde Pública, revista científica publicada mensalmente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Na ocasião do lançamento, foi realizado um Ceensp especial com alguns dos nomes que assinam artigos no suplemento. Ao todo, três mesas de discussão que abordaram o complexo industrial da saúde, o papel das instituições frente aos atuais desafios, a desfinanceirização do SUS, entre outros assuntos.    
Notícia
Publicado em: 06/12/2016 16:31:31
No dia 12 de dezembro, defesa de mestrado acadêmico em Saúde Pública Diabetes Mellitus e sedentarismo: reflexos na qualidade de vida, por Ranailla Lima Bandeira dos Santos, a partir das 13h30, na sala 407 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 06/12/2016 16:02:17
Já está disponível a nova edição on-line do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. O boletim traz como destaque palestras e apresentações realizadas durante o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa).  Pacto federativo na saúde, o desmonte do SUS e regras comuns de vigilância sanitária então entre os temas abordados.
Notícia
Publicado em: 06/12/2016 13:11:29
Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, a antropóloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Debora Diniz falou sobre a Pesquisa Nacional de Aborto, realizada pela UnB. A pesquisa, que entrevistou 2 mil mulheres, entre 18 e 39 anos, nas áreas urbanas do país, fez a seguinte pergunta: Você ou alguém da sua família já fez um aborto clandestino? Segundo Debora, os números são alarmantes. Só no ano passado, meio milhão de brasileiras passaram por um aborto ilegal e apresentam histórias parecidas de riscos e de traumas. A pesquisa indicou que, ao final da vida reprodutiva, mais de uma em cada cinco mulheres já fizeram aborto, ocorrendo os abortos em geral entre 18 e 29 anos. Além disso, não foi observada diferenciação relevante na prática em função de crença religiosa, mas o aborto se mostrou mais comum entre mulheres de menor escolaridade. O uso de medicamentos para a indução do último aborto ocorreu em metade dos casos e a internação pós-aborto foi observada em cerca de metade dos casos. 
Notícia
Publicado em: 06/12/2016 11:05:49
A revista Cadernos de Saúde Pública, em seu volume 32 número 10, aborda o cuidado em saúde, um sério problema relacionado à segurança e qualidade. Os pesquisadores especialistas na área, Mônica Martins e Walter Mendes, explicam a razão de o amplo destaque ao tema advir da divulgação do relatório To Err is Human: Building a Safer Health System, em 1999, mobilizando médicos, pesquisadores e a sociedade nos Estados Unidos. “As estimativas indicaram elevada frequência de erro no cuidado de saúde e, embora controversa, mortalidade decorrente de eventos adversos comparável a doenças como o câncer de mama. Passados mais de quinze anos, a segurança do paciente é uma prioridade em diversos países e organizações de saúde. Contudo, apesar dos esforços e investimentos, a magnitude do problema e suas consequências persistem em todas as modalidades de cuidado, da atenção primária ao cuidado domiciliar.” Para eles, a implantação de uma cultura de saúde do paciente e de protocolos são tarefas inadiáveis. As unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais, por exemplo, lidam cotidianamente com o vértice: gravidade dos casos e intensidade e complexidade do cuidado. "A UTI tem papel fundamental no prognóstico e sobrevida do paciente, mas garantir a segurança no cuidado intensivo exige agir sobre questões relacionadas à tomada de decisão clínica, adesão a protocolos, funcionamento de equipamentos, trabalho e comunicação de equipes multidisciplinares, passagem de plantão e até a exaustão do corpo clínico."