Notícias do Informe
14.801 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/06/2014 10:50:09
Está a disposição no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a publicação que reúne as normas e ações da Anvisa para o controle do tabaco. Desde 1999 a Agência tem atuado na regulação dos fumígenos na regulação das frases de advertência e imagens de alerta utilizadas nas embalagens de tabaco. A publicação traz um histórico desta regulação e as principais normas destes 15 anos de regulação.
Notícia
Publicado em: 05/06/2014 10:33:11
O Congresso brasileiro iniciou, no dia 2/6, um amplo debate sobre a definição de regras para o uso recreativo, medicinal e industrial da cannabis no Brasil. A primeira audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, contou com a participação do representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini. O UNODC é a agência das Nações Unidas com mandato de apoiar os países na implementação das três convenções da ONU sobre drogas, além das convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.
Notícia
Publicado em: 05/06/2014 09:23:44
No dia 6/6 serão apresentadas na ENSP uma dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 04/06/2014 17:14:53
A edição atual do Cadernos de Saúde Pública, número 30, volume 4, disponível on-line, traz, em seu editorial, uma discussão sobre governança global para a saúde, escrita pelo ex-presidente da Fundação e coordenador do Centro de Relações Internacional da Fiocruz, Paulo Buss. Em seu texto, Buss aborda a especial atenção que tem sido conferida ao informe preparado pela Comissão The Lancet - Universidade de Oslo, intitulado As origens políticas da iniquidade em saúde: perspectivas de mudança. Além de outros artigo, a revista deste mês, em sua seção Fórum, debate a temática da saúde indígena em um compilado de cinco textos.
Notícia
Publicado em: 04/06/2014 14:15:51
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua comunidade de profissionais, que há 114 anos contribuem para avanços significativos no campo da saúde pública, manifestam profunda indignação pela forma desrespeitosa e desprovida de embasamento com que o colunista Rodrigo Constantino vem sistematicamente publicando conteúdos contrários à instituição e ao trabalho de seus pesquisadores e professores. Além de carecer de argumentação consistente, componente essencial para um debate democrático qualificado, os conteúdos publicados pelo autor abusam de adjetivos e juízos de valor sem nenhuma sustentação na tentativa de distorcer a atuação da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 04/06/2014 12:05:27
Cada vez mais, a investigação qualitativa do campo da saúde requer uma profunda visão dos pressupostos éticos da pesquisa, o que torna atual o debate sobre conceitualização da saúde, passando por temas como equidade, direitos humanos e justiça social. Tais questões são fundamentais para o desenho e para a implementação de políticas públicas, modelos e práticas de atenção.
Notícia
Publicado em: 04/06/2014 11:58:36
A Inovação tecnológica é elemento-chave para o crescimento, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do país. Nos últimos anos, o governo federal tem fomentado a inovação, por meio de programas que vão ao encontro do crescimento econômico e do desenvolvimento tecnológico, visando à geração de empregos e à agregação de valor e densidade tecnológica às exportações brasileiras.
Notícia
Publicado em: 04/06/2014 11:34:27
No dia 6 de junho, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria realiza evento para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, na sala de espera da unidade, partir das 8h30. O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças as quais, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas. Confira a programação.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 16:58:00
No dia 6 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza o seminário 'Trabalho, formação e transformação', às 9h30, no salão internacional. O evento irá discutir as experiências e métodos que articulam formação (de trabalhadores e especialistas em saúde), pesquisa e intervenção sobre as condições de trabalho desfavoráveis à saúde, visando transformá-las. A atividade também promoverá o lançamento do livro (Se) Former pour transformer le travail - Dynamiques des constructions d'une analyse critique du travail, organizado pelas pesquisadoras Catherine Teiger, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 16:14:31
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promovem o lançamento do filme O veneno está na mesa 2, de Silvio Tendler, e a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores. A programação começa dia 4 de junho, às 8h30, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV, com a exibição do documentário. Em seguida, será realizada a mesa-redonda Impacto dos agrotóxicos, agricultura e produção de alimentos no Brasil, com a participação de Silvio Tendler, Luiz Claudio Meirelles, membro do GT Agrotóxicos da Fiocruz e pesquisador da ENSP, e Flávia Londres, da Articulação Nacional de Agroecologia.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 15:33:53
A Fiocruz lançou nesta sexta-feira (30/5) um documento que promete chamar a atenção da comunidade internacional sobre os efeitos da governança global sobre a saúde humana. Intitulado As origens políticas da iniquidade em saúde: perspectivas de mudança, o informe aponta que os chamados determinantes políticos da saúde, tais como as políticas implantadas após a crise econômica global, a ação de corporações transnacionais de medicamentos e alimentos e as regras do comércio internacional e da propriedade intelectual, são os principais fatores que afetam a saúde da população de países em desenvolvimento. O documento foi elaborado pela Comissão Lancet-Universidade de Oslo sobre Governança Global para a Saúde, que conta com a participação do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 15:04:20
Os programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) estão com chamada aberta para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros. Podem participar candidatos oriundos de todos os países. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de julho para os três programas de pós-graduação e devem ser feitas somente pela Plataforma Siga Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 11:34:58
"Apesar de vários estudos comprovando ser a amamentação na primeira hora de vida um mecanismo potencial para a promoção da saúde, associado à maior duração do aleitamento materno e à redução das mortes infantis, principalmente nos países de baixa renda, ainda assim, essa prática é pouco desenvolvida." O alerta é da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Tania Maria Brasil Esteves, que defendeu sua tese sob orientação do pesquisador da Escola Iúri da Costa Leite. Segundo ela, a cesariana foi o fator de risco mais consistente para a não amamentação na primeira hora de vida em vários contextos culturais, uma vez que os estudos encontrados foram realizados na Ásia, África e América do Sul.
Notícia
Publicado em: 03/06/2014 10:37:23
No dia 4 de junho serão apresentadas uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores dos trabalhos.
Notícia
Publicado em: 02/06/2014 17:19:54
Qual o legado que a Copa do Mundo deixará para o Brasil? Em meio aos protestos contra os gastos públicos, a violação de direitos, os prejuízos na qualidade de vida das cidades-sede da competição e a paixão do brasileiro pelo futebol, a Revista Radis de junho (número 141) pautou sua reportagem de capa. A matéria destaca a atuação do governo, que justifica os investimentos "potencializados pela Copa" nas cidades, mas também traz a visão dos Comitês Populares, que preveem um legado perverso, que aprofunda as desigualdades urbanas no país, destrói comunidades e bairros populares e segrega grupos mais vulneráveis nos espaços urbanos. Acesse a Radis 141 aqui.