Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP/Fiocruz realizam oficina de capacitação em Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena em João Pessoa

ícone facebook
Publicado em:24/03/2026
Teve início nesta segunda-feira, 23 de março, a 14ª Oficina de Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara (DSEI Potiguara), em João Pessoa/PB. A atividade, que será realizada ao longo desta semana, reúne cerca de 30 participantes, entre trabalhadores do distrito, apoiadores e representantes do controle social. A mesa de abertura, realizada nesta manhã, contou com a participação da coordenadora executiva do projeto, Verônica Marchon, além de representantes do DSEI Potiguara e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).


A oficina é conduzida por pesquisadores do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas e Regionais (LASER/Densp/ENSP/Fiocruz) e integra o ciclo de capacitação desenvolvido em parceria com a SESAI, do Ministério da Saúde. No DSEI Potiguara, estão como responsáveis pela condução da capacitação os pesquisadores Verônica Marchon (IOC/Fiocruz), Patrícia Pássaro (ENSP/Fiocruz), Dolores Abreu (ENSP/Fiocruz) e César Silva (ENSP/Fiocruz). Matheus Neves, Consultor Técnico de Monitoramento e Avaliação da Saúde Indígena, acompanha a oficina como representante da SESAI/Ministério da Saúde.



A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade técnica das equipes distritais para o desenvolvimento de ações de monitoramento e avaliação, contribuindo para a qualificação da gestão e da atenção à saúde no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS).

Durante as atividades, os participantes trabalham com temas como priorização de problemas de saúde, modelização de intervenções e construção de planos de monitoramento, desenvolvendo produtos aplicáveis ao contexto do próprio distrito.

Como atividade inicial da oficina, os participantes compartilharam suas expectativas, destacando principalmente o fortalecimento do conhecimento, o aprendizado coletivo e o aperfeiçoamento das práticas. Também foram mencionados o compartilhamento de experiências, a cooperação e a construção conjunta, evidenciando a percepção da oficina como um espaço de troca e qualificação das ações desenvolvidas nos territórios.

Esta é a 14ª oficina já realizada no âmbito do projeto estruturante Fortalecimento do Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena. Desde novembro de 2024, a equipe do LASER vem conduzindo oficinas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas em todo o país, ampliando a qualificação de profissionais dos distritos, conselheiros do CONDISI e técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde.

Seções Relacionadas:
Saúde Indígena

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP/Fiocruz realizam oficina de capacitação em Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena em João Pessoa
Database Error

Ocorreu um erro de base de dados

Error Number: 1142

INSERT command denied to user 'informe_site'@'157.86.160.56' for table `informe`.`sistema_sessions_informe`

INSERT INTO `sistema_sessions_informe` (`id`, `ip_address`, `timestamp`, `data`) VALUES ('hgqcsdlqgj5bb4d8d68h60i3h5akmvli', '216.73.216.213', 1781637361, '__ci_last_regenerate|i:1781637360;')

Filename: libraries/Session/drivers/Session_database_driver.php

Line Number: 238